Renovação exigente de cobertura com a nova Vögele pavimentadora SUPER 1800-5 X
Em Pfronten, na região de Allgäu encontra-se a mais alta ruína de um castelo na Alemanha, a 1.277 m de altitude. O acesso é feito por uma estrada particular, que também é a principal via de acesso ao Boutiquehotel “Blaue Burg” com seu restaurante gourmet. Devido ao desgaste ao longo dos anos, o pavimento de asfalto da estreita estrada sinuosa necessitava urgentemente de renovação Para a execução profissional, o hoteleiro e chef estrelado Simon Schlachter confiou o projeto à Josef Böck GmbH de Nesselwang, especializada em pavimentação de asfalto e em projetos particularmente exigentes. Traz consigo a novíssima Vögele pavimentadora SUPER 1800-5 X com a mesa extensível AB 500 TP1.
A tensão é palpável no diretor Sascha Böck e na sua equipe durante os preparativos na nova pavimentadora. Ele havia planejado meticulosamente a intervenção, incluindo testes com caminhões subindo e descendo a estrada sinuosa e dirigindo de ré nas curvas fechadas. Era possível perceber a importância que a tarefa de hoje tinha para ele. A operadora da pavimentadora Tatjana Drexler e o encarregado Martin Köberle rapidamente se familiarizaram com a nova máquina e começaram a colocar os primeiros metros da pavimentação de asfalto do estacionamento do hotel a 1.277 m de altitude. O empreiteiro de construção Sascha Böck ajudou pessoalmente na instalação da mesa.
A estrada, com pouco mais de 2 km de comprimento, tem apenas 3 m de largura em alguns trechos. “A obra possui muitas características sofisticadas. Estamos lidando com inclinações acentuadas e, ao mesmo tempo, curvas muito fechadas, o que representa um desafio para a instalação e a logística”, descreve Böck sobre a situação no canteiro de obras. Devido às curvas apertadas, apenas caminhões de três eixos podem ser usados para o transporte da mistura. Além disso, existem poucos pontos de ultrapassagem ao longo do percurso, e os caminhões precisam dirigir em marcha à ré em curvas sinuosas por longos trechos. Mesmo o carregamento da máquina em terrenos inclinados, com frenagem em ponto morto, não é fácil. A equipe de pavimentação também está enfrentando desafios significativos. De um lado a montanha, do outro a encosta íngreme. Aqui, a pavimentadora precisa ser controlada com precisão para evitar colisões na estrada estreita. “Isso funciona muito bem com a nova pavimentadora Dash 5. Graças à visão geral perfeita, à direção sensível através de SmartWheel e ao ajuste preciso da largura da mesa, é possível uma instalação de alta qualidade mesmo nessas curvas exigentes. A pavimentadora se mantém perfeitamente na faixa e conseguimos um padrão de pavimentação uniforme, o que não é nada de garantido considerando as más condições da pavimentação e as espessuras variáveis. A barra de pressão da mesa é muito útil para alcançar um alto nível de pré-compactação”, observa Sascha Böck após os primeiros 500 m de pavimentação de asfalto com a nova pavimentadora.
Em uso nas ruínas do castelo em Pfronten: A Vögele pavimentadora SUPER 1800-5 X e os rolos em tandem HD 13 VO e HD 10 VT da Hamm.
Tatjana Drexler controla com entusiasmo as mais de 20 t de peso da SUPER 1800-5 X ao longo de paredes íngremes e da encosta acentuada. Até 5 anos atrás, eu trabalhava no ramo da hotelaria em um chalé de esqui. Eu jamais imaginaria que um dia dirigiria uma pavimentadora. Hoje, é o meu trabalho de sonho”, descreve sua escolha profissional. Ela sempre dirigiu apenas pavimentadoras Vögele e também não quer mudar. “Para quê me preocupar, se já estou dirigindo a melhor máquina?”, admite ela com um sorriso. Ela adora controlar máquinas grandes com segurança, mesmo em condições difíceis, enquanto mantém sempre um olho em seus colegas na mesa. O conceito de operação desenvolvido é bastante útil para isso ErgoPlus 5. "Embora seja preciso se acostumar com uma ou duas novas funcionalidades, como a lógica de operação é muito semelhante à do modelo anterior, consegui me familiarizar imediatamente com a nova máquina." A operação é ainda mais simples e clara, a SmartWheel permite uma direção muito precisa e o novo visor tátil oferece muitas opções adicionais. Eu também gosto muito do novo design moderno. Tanto técnica quanto visualmente, é claro que a máquina foi significativamente aperfeiçoada.”
"Como a lógica de operação é muito semelhante à do modelo anterior, consegui me familiarizar imediatamente com a nova máquina."
Tatjana Drexler, operadora de pavimentadoras na Josef Böck GmbH