Parceria e mentalidade inovadora tornam a mudança possível
Sem comprometimento próprio e parceiros fortes, nada acontece. A positiva e estreita cooperação com a Ciber e a Benninghoven foi, desde o primeiro momento, um dos fatores decisivos para o sucesso. Por meio do Turita Holding Group, existe há muitos anos uma sólida relação comercial com a Ciber. Foi assim que surgiu também o primeiro contato com a Benninghoven.
A Bauma 2022 ofereceu aos brasileiros a oportunidade de visitar, antes mesmo do investimento, várias usinas de referência na Alemanha — incluindo a da Knäble, em Biberach. Não se tratava somente da operação e do potencial inovador da usina: também foram observados de perto os serviços de pós-venda, treinamentos e suporte técnico.
Com a decisão de compra, tudo ocorreu de forma rápida e tranquila: já na fase inicial, os colaboradores receberam treinamento intensivo. O foco esteve no comando BLS4, incluindo o gerador de fórmulas — dois componentes fundamentais para a operação segura e eficiente da usina. A montagem e o comissionamento foram realizados pelo experiente mestre de montagem da Benninghoven, Karl-Heinz Würges, em conjunto com a equipe local. Assim, adaptações mecânicas poderão ser executadas futuramente pelo próprio pessoal da usina. Questões técnicas de comando, como queimadores ou automatização, são atendidas pela Ciber em suporte de primeiro nível, ou remotamente pela Benninghoven, na cidade alemã de Wittlich. Além disso, a Usicity recebeu um amplo pacote de peças de reposição originais, armazenado diretamente ao lado da usina.
Mesmo após o comissionamento, o contato com a Benninghoven é mantido. O tipo de usina RPP, já padrão na Alemanha e na Europa Ocidental, ainda é uma novidade no Brasil, e as experiências obtidas estão sendo acompanhadas de perto — em linha com o lema “Close to our Customer”.