Passo ousado rumo a um futuro sustentável
Vista panorâmica da RPP 4000 HG ao lado de uma pedreira, com zonas residenciais e colinas ao fundo.

Projeto de referência em São Paulo revoluciona o mercado de asfalto brasileiro

Com o comissionamento de uma usina RPP, a Usicity dá início à mudança tecnológica na produção de asfalto da América do Sul e estabelece um sinal inequívoco de compromisso com um futuro ecológica e economicamente responsável.

Pioneira e visionária: a Usicity, uma subsidiária da CITYS e do gigante da construção e infraestrutura Turita Holding Group, foi a primeira empresa do hemisfério sul a colocar em funcionamento uma RPP 4000 HG da Benninghoven, a cerca de 30 km do centro de São Paulo. Com este passo, a empresa estabelece um marco para a transformação fundamental na produção de asfalto no Brasil e opta por uma tecnologia inovadora, que atinge as mais elevadas taxas de reciclagem, promove a reutilização em vez do descarte e reduz significativamente as emissões de CO₂. Tudo isso resulta diretamente em uma mistura de asfalto quente de alta qualidade, que atende a todas as exigências da construção de estradas.

Mapa com localização da empresa Usicity

Grande potencial de mercado para asfalto quente

A localização da nova RPP 4000 HG é no bairro de Jaraguá, a cerca de 30 km do centro da cidade de São Paulo. A zona industrial abrange 39 municípios com mais de 20 milhões de habitantes. São cerca de 17.000 km de ruas e vias urbanas, além de 1.059 km de autoestrada, distribuídos entre concessionárias e prefeituras: isso representa um grande potencial de mercado para asfalto quente e, ao mesmo tempo, oferece uma alta disponibilidade de asfalto reciclado.

A CITYS, com sede em São Paulo, foi fundada em 2002 e é especializada em soluções de construção e infraestrutura de grande porte. A empresa faz parte do Turita Holding Group, um dos clientes mais antigos do Wirtgen Group, que reúne as marcas Concrecity (fornecimento de concreto), Intercity (partes pré-fabricadas de concreto), Servcity (gestão de projetos e consultoria técnica) e Usicity — especializada desde 2010 na produção e fornecimento de misturas de asfalto de alta precisão. Entre os cinco centros de produção está também a maior usina de misturas de asfalto da América Latina.

Novos caminhos na produção de asfalto

No Brasil, o uso de material reciclado (reciclagem a quente) ainda está em uma fase inicial. Em muitos casos, o material fresado é classificado como resíduo especial e, em geral, não retorna ao ciclo de produção. Mesmo com a crescente demanda do mercado por soluções sustentáveis, ainda existem restrições por parte das prefeituras e das concessionárias privadas em relação ao uso de material de mistura com elevada taxa de reciclagem. A Usicity definiu como meta desconstruir esses preconceitos e adaptar as melhores práticas internacionais para reforçar a confiança do setor no asfalto reciclado (RAP) e iniciar um processo de mudança de mentalidade. A usina de lotes estacionária da Benninghoven desempenha um papel fundamental nesse processo. Com taxas de reciclagem de até 100% e elevadas capacidades de produção, a RPP 4000 HG garante uma operação particularmente sustentável e economicamente eficiente. Além disso, ela é capaz de produzir tipos de material de mistura altamente especializados — tanto para aplicações tecnicamente exigentes, como autoestradas e aeroportos, quanto para ruas convencionais, pátios operacionais e muito mais.

Metas ambicionadas

A RPP faz a diferença: com sua tecnologia inovadora, ela é a escolha ideal para os sul-americanos alcançarem suas metas ambiciosas, que não teriam sido possíveis com a antiga usina existente. Para os cerca de 17.000 km de ruas e vias urbanas, assim como 1.059 km de autoestradas da metrópole de São Paulo, deverão ser produzidas no futuro até 1 milhão de toneladas de asfalto de alta qualidade — um enorme potencial de mercado e seis vezes a produção anual de uma usina na Alemanha. As condições de infraestrutura para esse projeto são ideais: imediatamente ao lado da usina estão a pedreira da empresa parceira Riuma e um grande depósito de material reciclado.

Boas condições de infrastrutura: Depósito de material reciclado está situado imediatamente ao lado da usina de asfalto.

Somente a excelência muda mentalidades

A Usicity sabe: a confiança no asfalto reciclado precisa crescer no setor e ainda se consolidar. A construção de estradas sustentável com RAP somente é possível se a qualidade do material de mistura atender às altas exigências das características rodoviárias: durabilidade, segurança, conforto de condução e necessidade de reparos significativamente reduzida. O material de mistura produzido pela RPP 4000 HG atende a esses critérios em todos os aspectos — comprovado por testes laboratoriais e controles de material regulares.

À direita: controle de temperatura = controle de qualidade

Tolles Produkt

Usinas de lotes: eficientes, sustentáveis e preparadas para o futuro

Na Europa, elas já são padrão — no Brasil, estão cada vez mais em ascensão: em usinas de lotes, os diferentes componentes são dosados com precisão e misturados em lotes definidos. Isso proporciona uma elevada flexibilidade, uma vez que a fórmula de mistura pode ser ajustada individualmente conforme as exigências de cada canteiro de obras. Ao mesmo tempo, a dosagem exata e o controle preciso permitem produzir asfaltos particularmente homogêneos e eficientes, com excelente qualidade do material de mistura. A Usicity é capaz de desenvolver fórmulas de asfalto personalizadas — desde a mistura padrão até fórmulas altamente especializadas.

Produção de asfalto no processo por lotes

Parceria e mentalidade inovadora tornam a mudança possível

Sem comprometimento próprio e parceiros fortes, nada acontece. A positiva e estreita cooperação com a Ciber e a Benninghoven foi, desde o primeiro momento, um dos fatores decisivos para o sucesso. Por meio do Turita Holding Group, existe há muitos anos uma sólida relação comercial com a Ciber. Foi assim que surgiu também o primeiro contato com a Benninghoven.

A Bauma 2022 ofereceu aos brasileiros a oportunidade de visitar, antes mesmo do investimento, várias usinas de referência na Alemanha — incluindo a da Knäble, em Biberach. Não se tratava somente da operação e do potencial inovador da usina: também foram observados de perto os serviços de pós-venda, treinamentos e suporte técnico.

Com a decisão de compra, tudo ocorreu de forma rápida e tranquila: já na fase inicial, os colaboradores receberam treinamento intensivo. O foco esteve no comando BLS4, incluindo o gerador de fórmulas — dois componentes fundamentais para a operação segura e eficiente da usina. A montagem e o comissionamento foram realizados pelo experiente mestre de montagem da Benninghoven, Karl-Heinz Würges, em conjunto com a equipe local. Assim, adaptações mecânicas poderão ser executadas futuramente pelo próprio pessoal da usina. Questões técnicas de comando, como queimadores ou automatização, são atendidas pela Ciber em suporte de primeiro nível, ou remotamente pela Benninghoven, na cidade alemã de Wittlich. Além disso, a Usicity recebeu um amplo pacote de peças de reposição originais, armazenado diretamente ao lado da usina.

Mesmo após o comissionamento, o contato com a Benninghoven é mantido. O tipo de usina RPP, já padrão na Alemanha e na Europa Ocidental, ainda é uma novidade no Brasil, e as experiências obtidas estão sendo acompanhadas de perto — em linha com o lema “Close to our Customer”.

“Realizar um projeto dessa dimensão no outro lado do mundo traz os mais diversos desafios. Graças ao trabalho dedicado de toda a equipe da Benninghoven e à excelente cooperação com nosso parceiro Usicity, conseguimos superar cada um desses desafios com sucesso.”

Daniel Siebrecht, Diretor Técnico na Benninghoven e Christian Bode, Diretor de Gestão de Projetos na Benninghoven

A RPP 4000 HG: uma referência da Benninghoven e símbolo da mudança tecnológica na produção de asfalto no Brasil.

Investimento no futuro “verde” no Brasil

Com o uso de asfalto reciclado, processos com um baixo teor de emissões e métodos de produção sustentáveis, a Usicity persegue de forma consistente a meta de estabelecer o chamado “asfalto verde” na América Latina. Com a RPP 4000 HG, a empresa já está plenamente preparada para esse futuro. Ela é capaz de atender às elevadas capacidades de produção exigidas, consegue lidar facilmente com taxas de reciclagem crescentes — que atualmente ainda estão em níveis baixos — e, graças à mais moderna tecnologia de gerador de gás quente, já cumpre atualmente os padrões de emissão previstos para os próximos 30 anos.

Agora, a Usicity pretende dar mais um passo em seus investimentos e planeja o uso de hidrogênio como fonte de energia. O hidrogênio é 100% livre de emissões, possui alta densidade de energia, é adequado para o processo de aquecimento e representa o combustível sustentável mais avançado disponível atualmente. Também nesse aspecto, a Benninghoven é o parceiro ideal. A primeira geração de queimadores do mundo, capaz de operar 100% com hidrogênio verde, é produzido em série desde abril de 2025 e representa mais um avanço determinante para a sustentabilidade da produção de asfalto. A tecnologia pode ser aplicada como uma solução Retrofit em usinas de asfalto já existentes, permitindo aos brasileiros realizar a mudança a qualquer momento.

Exemplo e referência para a América do Sul

A Usicity concretizou sua visão para a região sul-americana. A nova usina supera todas as expectativas e comprova que a produção de asfalto de alto desempenho, com a mais moderna tecnologia de reciclagem, estabelece novos padrões de qualidade e eficiência. Foi e continua sendo um passo ousado em um mercado que ainda precisa ser conquistado. Mas é também um passo que serve como exemplo para todo o setor.

A RPP 4000 HG:
sustentável,
energeticamente eficiente
e econômica.

Dados e fatos sobre a RPP 4000 HG em São Paulo
Capacidade de mistura
Por hora:
320 t
Por dia:
4.000 t
até 5.000 t
Capacidades do silo:
Material branco seco
60 t em
6 recipientes/
compartimentos
Materiais misturados (asfalto)
325 t em
5 recipientes/
compartimentos
Silo RAP
50 t
Gerador de gás quente
Taxa de adição de material reciclado
Até 100%
Queimador
Queimador de duas substâncias:
Óleo combustível, gás liquefeito
Montagem
Período:
11/2023
até 06/2024
Comissionamento
Período:
06/2024
até 08/2025

Leia aqui como a RPP 4000, no sul da Alemanha, estabelece padrões na tendência futura da reciclagem de asfalto.

RPP 4000 em Biberach

Detalhes e informações adicionais podem ser encontrados em nossas páginas de produtos.