Um MR 110i EVO2 britando material em uma pedreira na França

O Grupo Sylvestre, no Sul de França, aposta tudo na Kleemann

No verão passado entraram logo três novos britadores móveis de impacto e uma planta de peneiramento em ação no Grupo Sylvestre. Materiais de alimentação e produtos finais muito variados – os três novos britadores de impacto MOBIREX MR 110i EVO2 com peneira final de deck duplo ganham pontos com flexibilidade máxima.

A empresa Sylvestre é uma empresa familiar do Sul de França que emprega cerca de 80 colaboradores em diferentes locais. Os ramos de atividade são muito diversificados – desde a aplicação na pedreira até às diferentes aplicações de reciclagem. No que respeita a expansão de seu parque de máquinas, a Sylvestre deu um grande salto: foram comprados logo três britadores móveis de impacto MOBIREX MR 110i EVO2 com peneira final de deck duplo e uma planta de peneiramento de triagem MOBISCREEN MSC 953i EVO para diferentes locais.

"Na apresentação detalhada das plantas Kleemann pela Wirtgen France e sua representante regional, IMH, foram muitos os pontos que nos convenceram", diz Rudy Sylvestre, diretor-geral da empresa. Por um lado, a Sylvestre queria dar um passo em direção à proteção climática e à redução do consumo – o que também diminui os custos operacionais. Por outro lado, também o manejo das máquinas nos impressionou na apresentação – resumindo, foram muitos os argumentos que motivaram a empresa a fazer o grande investimento.

"Na apresentação detalhada das plantas Kleemann pela Wirtgen France e sua representante regional, IMH, foram muitos os pontos que nos convenceram."

Rudy Sylvestre, diretor-geral

Novidade - Peneira final de deck duplo em ação

Na pedreira de Robion é britado calcário. O material é de dureza muito baixa, fino e tende a formar poeira. Por outro lado, se torna também pegajoso, sobretudo no inverno, o que não deixa der ser um problema para o processo de britagem e peneiramento. A nova aquisição, usada na pedreira de pedra calcária, é composta por uma MOBIREX MR 110i EVO2 com peneira final de deck duplo e a planta de peneiramento MOBISCREEN MSC 953i EVO. Esta combinação permite obter uma enorme variedade de produtos diferentes: a partir do material de alimentação de 0–400 mm, no peneiramento primário, é separado um agregado de 0–30 mm ou 0–63 mm de tamanho.

Logo depois do processo de britagem, a peneira final de deck duplo do MR 110i EVO2 descarrega um agregado de 22–50 mm que é usado para diferentes aplicações industriais de calcário. A mistura mineral com o tamanho de 0-22 mm é transportada para a planta de peneiramento, o agregado excessivamente grande, maior do que 50 mm, fica no circuito fechado da planta MR 110i EVO2 e passa novamente pelo processo de britagem. A planta de peneiramento de deck triplo separa o tamanho de 0–22 mm em quatro agregados finais classificados: as frações de 0–4 mm, 6-16 mm e 16–22 mm são usadas diretamente para a produção de concreto, o tamanho de 4–6 mm é usado em diferentes aplicações de construção subterrânea.

As duas plantas têm uma interligação inteligente o que garante um processo estável graças à regulagem automática. Além disso, a conexão garante segurança: se for pressionada uma parada de emergência em qualquer uma das duas máquinas, todas as máquinas são paradas em segurança.

Processo enxuto, custos reduzidos

Até agora, aqui eram usados um britador de impacto e duas plantas de peneiramento com 12 metros quadrados de área de peneiramento. Apesar da área de peneiramento comparativamente menor de 9,5 m², a nova combinação de máquinas garante a mesma produção – com menos uma máquina.

Menos uma máquina que precisa ser reabastecida e mantida com o consumo já baixo reduzindo significativamente os custos de produção. "Antes, reabastecíamos todos os dias 300 litros. Agora, só reabastecemos a cada dois dias 500 litros", conta Marion Daffos, a diretora responsável pela exploração de pedreiras. "Portanto, precisamos de menos 50 litros por dia e ainda temos um tempo de inatividade mais baixo devido a abastecimentos menos frequentes." Resumindo, o resultado é impressionante: a nova combinação de plantas impressiona no calcário com um desempenho de até 2.500 toneladas por dia.

"Antes, reabastecíamos todos os dias 300 litros. Agora, só reabastecemos a cada dois dias 500 litros. Portanto, precisamos de menos 50 litros por dia e ainda temos um tempo de inatividade mais baixo devido a abastecimentos menos frequentes."

Marion Daffos, diretora de exploração

Aplicação na reciclagem

Em outros dois locais, os britadores de impacto MOBIREX MR 110i EVO2 enfrentam desafios totalmente diferentes. Aqui, se trata do processamento de material de reciclagem. Entulho misturado, no tamanho de 0-600 mm, é alimentado no britador. Embora seja usada a mesma planta como no calcário, provou ser mais eficiente equipada com um separador de ar que separa materiais leves como madeira ou plástico com confiabilidade. Assim, é possível reduzir o volume de trabalhos de separação manuais complexos. A mobilidade da planta também compensa, tanto na pedreira, onde ocasionalmente são necessários deslocamentos como na reciclagem, área em que a Sylvestre brita por empreitada para alguns clientes.

Manejo excepcional

O que Marion Daffos destaca mais é o fácil manejo: "Para nossa equipe, o trabalho se tornou muito mais confortável. Todos os componentes são fáceis de acessar, há muito espaço para trabalhar." O conceito de operação intuitivo SPECTIVE também permite que colaboradores sem nenhuma experiência anterior com o controle, consigam operar as plantas de britagem sem problemas. "Uma funcionalidade excelente é a indicação do componente que está causando a falha pelo sistema em caso de panes. Isso reduz muito o tempo de localização de falhas e, por isso, os tempos de parada associados", diz Marion Daffos.

Tolles Produkt

Convincentes: suporte e assistência técnica

Durante todo o processo – desde as primeiras conversas até à colocação em funcionamento – o diretor-geral, Rudy Sylvestre, se sentiu muito bem acompanhado e aconselhado: "Aqui, lidamos realmente com pessoas apaixonadas pelo tema e que conhecem muito bem suas máquinas. Naturalmente, na colocação em funcionamento houve uma ou outra coisa que tinha de ser adaptada. Isso é normal em processos tão complexos. Contudo, pudemos sempre confiar na ajuda muito rápida e descomplicada da Wirtgen France e da IMH."

Mídia Imprensa

Faça o download do texto de imprensa como um arquivo do WORD e dos dados de imagem em 300 dpi nos idiomas disponíveis como arquivo ZIP.

Download