Mineração selecionada de minerais úteis

Materiais de depósitos e matérias-primas minerais são usados para uma ampla variedade de propósitos, como a matéria-prima para construção ou como fonte de energia. Mas como eles são minerados? Quais métodos permitem que rochas de todos os tipos sejam mineradas de forma seletiva e com um bom custo-benefício?

Perfuração e jateamento não são técnicas atuais em mineração, terraplenagem e operações em rochas. A resposta do WIRTGEN GROUP: mineração de superfície – com o material minerado carregado diretamente nos caminhões ou depositado em leiras.

Mineração de superfície: Carregamento direto

Uma das características mais importantes das Mineradoras de Superfície WIRTGEN é a sua capacidade de carregar o material cortado diretamente nos caminhões. As Mineradoras de Superfície WIRTGEN foram concebidas para carregamento frontal ou traseiro, dependendo do modelo em questão.

Carregamento frontal

Na 2200 SM com carregamento frontal, a correia de descarga é montada na frente da máquina. Pode ser girada para qualquer lado e a altura da descarga ajustada conforme a necessidade. Dependendo do tamanho do veículo, estas máquinas carregam os caminhões a partir da parte posterior ou a partir do lado. O operador da mineradora de superfície tem uma visão clara do caminhão.

Carregamento traseiro

Outros modelos, tais como o SM 2500 e 4200 SM, são carregadoras traseiras, seu transportador de descarga é montado na parte de trás da máquina. O transportador pode ser girado para qualquer lado e a altura da descarga ajustada conforme a necessidade. O operador da Mineradora de Superfície pode girar o seu assento para a direita ou para a esquerda para garantir uma visão clara do caminhão.

Caminhões com carregamento fácil de material pequeno

Em todos os casos, o material de grão fino cortado pela Mineradora de Superfície WIRTGEN assegura que a carroceria do caminhão seja carregada uniformemente, de forma contínua e completamente. Estas características de carregamento permitem que o tamanho de carga de caminhão seja selecionado conforme a necessidade. Caminhões com carroceria de alumínio e carga útil aumentada também podem ser usado em determinadas circunstâncias, por exemplo.

Suas vantagens:

  • Nenhum manuseio repetido do material
  • O carregamento direto em caminhões é geralmente o método mais econômico, se o material tiver que ser transportado por distâncias de mais de cerca de 500 m.

Mineração de superfície: Enleiramento

Ao trabalhar em modo de fileiras, o material cortado é depositado diretamente atrás da máquina sem a utilização do transportador. Isso torna o processo de corte, independente de quaisquer processos de carga (em caminhões). No entanto, o material deve ser posteriormente manuseado novamente por um carregador frontal.

Em muitos casos, o aumento de produtividade alcançado pelo enfileiramento, em comparação com o carregamento direito equilibra os custos adicionais decorrentes do renovado manuseio do material (por exemplo, carregadores sobre rodas).

Além disso, este método não dá origem a qualquer desgaste da correia e não incorre em custos operacionais para o sistema transportador.

Suas vantagens:

  • Sem perda de tempo à espera dos caminhões
  • Sem desgaste da correia / maior disponibilidade
  • Maior rendimento da produção do que ao carregar com transportadores
  • Tamanhos maiores dos torrões
  • Mais seletividade ao trabalhar em emendas íngremes e inclinadas
  • Método mais econômico para distâncias de transporte de menos de aprox. 150 m quando realizado por carregadores sobre rodas e aprox. 500 m em operação com raspador.

WIRTGEN BRASIL é membro do WIRTGEN GROUP, um grupo de empresas que opera internacionalmente no setor de construção que incorpora as marcas de produtos tradicionais: WIRTGEN, VÖGELE, HAMM, KLEEMANN e CIBER. Como líder tecnológico, podemos oferecer aos nossos clientes soluções de máquinas móveis para construção de estradas e reabilitação de estradas, plantas para mineração e processamento de minerais ou material de reciclagem e para a produção de asfalto.
Nossas taxas: Em 2016, o WIRTGEN GROUP gerou vendas consolidadas de 2,59 bilhões de euros. Atualmente, o WIRTGEN GROUP emprega sete mil (8.000) pessoas.