Kiviöli | Estônia
A 280 SMi minera xisto betuminoso e calcário em Kiviöli, na Estônia.

A Wirtgen 280 SMi leva potência total para a mineração seletiva de diferentes materiais.

Em Kiviöli, no norte da Estônia, a primeira Wirtgen Surface Miner 280 SMi está em operação desde o final de 2021. A máquina é usada para mineração seletiva de xisto betuminoso e calcário. A grande vantagem: o material é quebrado até o tamanho necessário durante o corte, de modo que possa ser usado diretamente para processamento posterior, sem trituração e peneiramento secundários.

A Wirtgen Surface Miner impressiona os especialistas

A empresa Kiviöli Keemiatööstus (KKT) tem usado a Surface Miner da Wirtgen para a extração de calcário e xisto betuminoso desde 2006. “Com o processo de mineração seletiva, temos a possibilidade de extrair o xisto betuminoso sem perdas. Com a Surface Miner da Wirtgen, podemos separar de forma limpa as camadas de xisto betuminoso e calcário umas das outras e, desse modo, extrair o material em sua qualidade mais pura e mais alta. A perfuração e a detonação não são capazes de atingir essa alta qualidade porque o material é misturado durante a explosão”, conta o gerente da mina, Dmitry Nikolaev. O xisto betuminoso é usado para a produção de energia e deve estar disponível em um determinado tamanho para tal fim. As Surface Miner Wirtgen oferecem exatamente a distribuição de tamanho de grão desejada já na primeira operação de trabalho e, assim, poupam os estágios de tratamento demorados de trituração e classificação, que se seguiriam à perfuração e à detonação na extração convencional de matéria-prima.

“Com a Surface Miner da Wirtgen, podemos separar de forma limpa as camadas de xisto betuminoso e calcário umas das outras e, desse modo, extrair o material em sua qualidade mais pura e mais alta. A perfuração e a detonação não são capazes de atingir essa alta qualidade.”

Dmitrij Nikolaev, Gerente da Mina

Mineração eficiente: mesmo quanto as coisas estão muito duras

A 280 SMi extrai calcário e xisto betuminoso com resistências à compressão entre 30 MPa UCS e 120 MPa UCS. Por meio da largura do tambor fresador de 2.750 mm e da profundidade de corte máxima de 650 mm, a 280 SMi pode extrair os agregados de rocha com eficiência, sendo que o conceito de tambor intermediário é ideal para extrair lotes de depósitos especialmente mais firmes de forma econômica. Os sistemas de porta-bits e os bits resistentes ao desgaste garantem baixos tempos de imobilização, e o agregado do rolo de corte para rochas duras assegura a máxima durabilidade em agregados de rochas duras. Além disso, várias funções automáticas contribuem para uma operação confortável e de baixo desgaste e ajudam o operador a atingir altas taxas de produção.

Tolles Produkt

Com a 280 SMi, camada por camada, para alcançar um resultado superior

A KKT usa a Surface Miner para remoção de resíduos e extração seletiva de xisto betuminoso. Vários metros de resíduos são removidos antes que o horizonte com o xisto betuminoso seja exposto. Para isso, a KKT usa o método Side Casting: a 280 SMi posiciona o material cortado com precisão exata por meio de um potente transportador de carregamento traseiro giratório e elevatório. O material oriundo de várias pistas de corte adjacentes é armazenado em uma leira. O método Side Casting oferece a vantagem de que o processo de extração é separado do processo de carregamento e transporte, o que simplifica o carregamento da carregadeira de rodas e da escavadeira, tornando-o significativamente mais econômico do que, por exemplo, o processo Cut-to-Ground. Isso garante a utilização ideal da Surface Miner e evita períodos de imobilização devido à espera pelos caminhões com mangueiras.

O xisto betuminoso e o calcário ocorrem aqui em uma proporção de 1:3. Por isso, é fundamental ter uma máquina que possa trabalhar com diferentes materiais duros. No caso do xisto betuminoso com uma dureza máxima de 60 MPa, a 280 SMi atinge velocidades de alimentação de até 15 m/min em uma profundidade de corte quase total e, portanto, taxas de produção de primeira classe.

O calcário em Kiviöli às vezes é muito difícil de cortar, com uma dureza entre 60 MPa UCS e 120 MPa UCS. Contudo, a 280 SMi trabalha de forma confiável, camada por camada, cortando o calcário na taxa de produção necessária. O calcário pré-triturado facilita o manuseio posterior do material durante a recuperação. Em vez do demorada trituração secundária de grandes pedregulhos que ocorre durante as operações de perfuração e detonação, o material cortado pode ser facilmente colocado na morfologia desejada.

Sempre atentos à questão da sustentabilidade

A tecnologia de nivelamento da Surface Miner Wirtgen possibilita uma separação limpa das camadas de calcário e xisto betuminoso e, assim, uma alta qualidade do produto. Não há necessidade de tratamento adicional, o que reduz as emissões de CO₂. Além da mineração seletiva de material, o nivelamento preciso também permite que o regime hídrico na mina seja regulado de forma ideal. A Surface Miner 280 SMi produz áreas com inclinações transversais e longitudinais predefinidas que drenam a água da superfície de trabalho de forma ideal. A ausência de perfuração e detonação também reduz a entrada de água em camadas mais profundas, já que esse fenômeno problemático no processo de mineração e no tratamento. Além do mais, a superfície de trabalho limpa e nivelada permite o uso de caminhões com permissão de circulação, o que reduz consideravelmente os custos de transporte em comparação com os caminhões basculantes clássicos.

A 280 SMi iluminada, minerando agregados de rocha à noite em um dia de neve em Kiviöli, Estônia

A Wirtgen 280 SMi enfrenta todos os desafios

Com temperaturas que chegam a dois dígitos abaixo de zero e cerca de 100 dias de neve ao ano, essa região fria apresenta desafios especiais para a Surface Miner e seus operadores. Todos os combustíveis e lubrificantes relevantes são aquecidos para que a máquina possa operar de forma produtiva mesmo em uso longo e frio, 24 horas por dia, 7 dias por semana. O amplo pacote de luzes LED com o sistema de câmera de seis pontos e a cabine giratória, totalmente envidraçada e com ar-condicionado, garantem que o operador possa ver tudo de forma confortável, seja durante o dia ou à noite.

A KKT está satisfeita com a qualidade da Wirtgen

A KKT optou por uma Wirtgen 280 SMi nova porque a Surface Miner com o método Side Casting é a tecnologia de extração absolutamente melhor e mais eficiente para ela, e já estava na hora de aposentar a veterana Wirtgen 2500 SM, em serviço desde 2012 e com 30 mil horas de operação.

A 280 SMi minera xisto betuminoso e calcário em Kiviöli, na Estônia.