Soluções sustentáveis da Kleemann
Planta de peneiramento de triagem, MOBISCREEN MSC 702i EVO, a ser alimentada

Potência máxima com acionamento elétrico

Peneiramento de areias de quartzo de alta qualidade com a planta móvel de peneiramento, a MOBISCREEN MSC 702i EVO com Dual Power

Com a planta móvel de peneiramento de triagem, MOBISCREEN MSC 702i EVO com Dual Power, a Emil Steidle GmbH & Co. KG de Sigmaringen percorre novos caminhos. É a primeira planta de acionamento totalmente elétrico na frota da Kleemann.

A Emil Steidle GmbH & Co. KG é uma empresa familiar com 200 anos que atua em cinco setores diferentes. Entre as atuais áreas de atividade estão a construção de edifícios e engenharia civil, a produção de garagens pré-fabricadas em concreto e módulos, a produção de madeira contraplacada e carpintaria industrial, a fabricação de pellets de madeira e, há já mais de 50 anos, também a extração e o processamento de areia de quartzo. A Steidle extrai as areias de quartzo em seu areeiro de quartzo em Meßkirch-Rengetsweiler. O material extraído é, em parte, diretamente vendido a partir do areeiro após uma preparação prévia e, entre outros, usado para a construção de campos de esporte. A maior parte é processada adicionalmente em um outro areeiro sendo depois usada, por exemplo, na produção de vidro ou para materiais de construção como rebocos ou colas.

Uma solução eficaz, de operação ecológica

O desejo do cliente: uma solução eficiente para separar agregados. "Houve conversações com diferentes fornecedores e fabricantes de plantas de peneiramento, foram analisadas inúmeras opções", explica Michell Blasczyk, Departamento de Vendas da Kleemann na região do Sul da Alemanha. "Com a MOBISCREEN MSC 702i EVO com Dual Power, encontramos uma planta de peneiramento que cumpre muitas exigências", diz o Kleemann especialista. Por um lado, tem uma área de peneiramento grande e muito larga que permite uma produção muito alta. Por outro lado, a Kleemann disponibiliza a opção de um acionamento totalmente elétrico da planta – um sistema de acionamento preparado para o futuro que trabalha localmente sem emissões de CO₂: um ponto positivo para a proteção ambiental e a garantia de qualidade. A Steidle dá, assim, uma contribuição para a proteção climática e pode contar com subvenções do Serviço Federal Econômico e de Controle das Exportações (BAFA) da Alemanha para a aquisição. Para a alimentação elétrica no local, a empresa construiu uma subestação de transformação que é deslocada, "migrada", 2 a 3 vezes por ano com a máquina.

Dicas úteis:
A opção Dual Power

A opção Dual Power permite a alimentação elétrica externa. A planta pode, assim, ser operada localmente sem emissões. A empresa investiu, para isso, na infraestrutura e criou uma subestação de transformação que garante permanentemente a alimentação.

A Kleemann convenceu em vários níveis na entrega da MOBISCREEN MSC 702i EVO com Dual Power. Por um lado, a planta garante uma excelente produção com eficiência energética máxima e por outro lado, importou o suporte profissional pelos Kleemann trabalhadores.

Uma nova aquisição que convenceu na apresentação

Na Steidle, não só a nova aquisição da primeira planta com acionamento elétrico é novidade como também a colaboração com a Kleemann. Foram vários os motivos que convenceram esta empresa da região Suábia: "Foi simplesmente muito profissional a forma como a equipe da Kleemann se esforçou para conseguir os ajustes certos ou como otimizou os ângulos de inclinação na instalação das peneiras. Também o prazo de entrega foi muito rápido. Aqui, sentimos realmente que estamos lidando com trabalhadores empenhados e experientes no local que sabem o que estão fazendo", afirma Achim Haßdenteufel, Diretor de Departamento da Steidle. Além disso, Haßdenteufel e sua equipe ficaram impressionados com o desempenho da planta, logo no primeiro teste. "O equipamento garante uma produção convincente. Tudo pode ser comodamente operado com o controle remoto. Para nossos trabalhadores que, até agora estavam habituados ao controle por alavanca hidráulica, isto representa uma mudança, mas se habituaram rapidamente à tela digital. Ali está tudo configurado de forma clara e intuitiva", conta Walter Kieper, Diretor de Pedreira na Steidle. O cliente também se deixou convencer pelo fato de motor John Deere e planta serem do mesmo fabricante garantindo uma interação perfeita.

Achim Haßdenteufel, Diretor de Departamento da Steidle, em entrevista

"Foi simplesmente muito profissional a forma como a equipe da Kleemann se esforçou para conseguir os ajustes certos ou como otimizou os ângulos de inclinação na instalação das peneiras."

Achim Haßdenteufel, Diretor de Departamento da Steidle

Inúmeros detalhes fazem a diferença

A Steidle exige muito do material e, por isso, do equipamento. Mas os muitos detalhes tecnicamente bem elaborados e sofisticados da MSC 702i EVO estão à altura. Na planta é, por exemplo, possível inverter as correias na configuração. Assim, as correias de finos e médios podem, opcionalmente, ser montadas do lado direito ou esquerdo. O trajeto das carregadeiras de rodas pode ser reduzido ao máximo, otimizando o consumo de energia e o desgaste dos veículos.

A MOBISCREEN MSC 702i EVO está equipada com uma grade vibratória. Assim, é possível separar já previamente "rochas de arenito" maiores e a máquina pode ser alimentada com material do tamanho de 0–100 mm. O deck superior é usado como deck de alívio, o segundo deck define, portanto, o agregado final.

A opção de regulagem progressiva da velocidade da correia contribui para a eficiência energética: Uma vez que a Steidle descarrega as correias de médios e finos ao mesmo tempo no processo de peneiramento, só será operada ativamente uma correia de descarga lateral. Na segunda correia, a velocidade é estrangulada para se economizar energia. Esta opção de estrangulamento é também vantajosa quando o material de alimentação está muito úmido. "A areia não é toda igual. Conforme a umidade e a qualidade, é necessária uma adaptação ideal de tela, ângulo de inclinação, velocidade e muitas outras coisas", diz Michell Blasczyk.

Walter Kieper, Diretor de Pedreira na Steidle, em entrevista

"O equipamento garante uma produção convincente. Tudo pode ser comodamente operado com o controle remoto."

Walter Kieper, Diretor de Pedreira na Steidle

Processo perfeito, também nos bastidores

Além da apresentação muito bem preparada e dos pontos de destaque do equipamento, também os acontecimentos nos bastidores convenceram os responsáveis da Steidle. "Na Kleemann, encontrámos não só experiência como também departamentos especializados, que criam fluxogramas precisos, ou um laboratório que analisa o material previamente com rigor. Isto é realmente útil e se reflete nos resultados."

Pontos de destaque da MOBISCREENMSC 702(i) EVO com Dual Power

  • Opção: sistema de acionamento totalmente elétrico, ecológico, localmente sem emissões e com possibilidade de apoios financeiros estatais
  • Peneira de triagem grande e eficiente de deck duplo
  • Excelente acessibilidade a todos os componentes
  • Operação intuitiva fácil através de um dispositivo móvel de controle
  • Sistema automático de partida: após a partida, todas as subseções e correias arrancam sucessivamente de forma automática
  • Velocidade da correia progressivamente regulável
  • Ampla oferta de telas de peneiramento

Quer saber mais?

Claudia Hizman em entrevista com o Diretor de Departamento, Achim Haßdenteufel, e o Diretor de Pedreira, Walter Kieper.

Qual o desempenho da MOBISCREEN MSC 702i EVO com Dual Power na prática? Veja mais na entrevista com dois trabalhadores da empresa Steidle.

Para a entrevista

Duas plantas móveis de peneiramento em um pavilhão

As áreas de aplicação das plantas móveis de britagem MOBISCREEN da Kleemann são diversificadas. Encontra mais informações aqui.

Ir para os produtos

Mídia Imprensa

Faça o download do texto de imprensa como um arquivo do WORD e dos dados de imagem em 300 dpi nos idiomas disponíveis como arquivo ZIP.

Download