Barcelona: processamento profissional de escória
A ADEC Global é uma empresa familiar sediada em Barcelona que processa materiais residuais do setor da construção e siderurgia. Desde sua fundação, em 2010, a empresa se estabeleceu como um importante player do setor da reciclagem. A empresa confia na competência da Kleemann para o processamento de escória altamente abrasiva.
Originalmente, a ADEC Global era especializada na reciclagem de resíduos de construção. Surgiu, então, a oportunidade de reciclar o material das siderurgias. Atualmente, a empresa processa anualmente cerca de 500.000 toneladas de material, das quais 50 por cento são escórias negras contaminadas com aço. “Convertemos em produtos de grande valor os materiais residuais que costumavam ir para aterros sanitários”, explica Maria Vazquez, Diretora-geral da ADEC Global. A peça central do processo de processamento é o britador de impacto MOBIREX MR 110 EVO2 e a planta de peneiramento de fragmentos grosseiros MOBISCREEN MSS 802 EVO – ambos transformam a escória em agregados para asfalto. Eles garantem alta qualidade na construção de estradas e reduzem o risco de escorregamento em condições úmidas. Além disso, as frações de ferro separadas são devolvidas às fundições – o que representa 100% de economia circular!
O MR 110 EVO2 e a MSS 802 EVO não são as únicas plantas Kleemann no parque de máquinas: no total, a ADEC Global possui onze plantas Kleemann. Além da reciclagem, a ADEC também oferece serviços de exploração de pedreiras, que incluem a produção de vários agregados para o setor de concreto e cimento com um MOBIREX MR 130 PRO.
“Há realmente muito poucas máquinas que resistem a esse material extremamente abrasivo. [...] Não conheço nenhuma outra planta que consiga fazer isso!“
Oscar Hernandez, supervisor do parque de máquinas e logística na ADEC Global
“Juntamente com a Kleemann e a EMSA, nosso parceiro de contato local para plantas Kleemann, desenvolvemos um processo ideal para esta exigente tarefa”, explica Fernando Hernandez, Diretor Administrativo e sócio fundador da ADEC Global. “A questão das peças de desgaste foi um verdadeiro desafio: como as travessas de impacto podem alcançar uma longa vida útil com um material tão abrasivo sem quebrar? Como podemos tornar o processo mais seguro?” No final, e em estreita colaboração com a Kleemann, foi encontrada uma solução que é econômica, apesar da exigência do material.
Oscar Hernandez é o supervisor do parque de máquinas e logística na empresa. Ele está particularmente convencido pela construção robusta da planta e das peças: “Realmente existem muito poucas máquinas que podem suportar esse material extremamente abrasivo. Há depósitos de ferro na escória, que são liberadas durante processo de britagem. Também aqui, o britador de impacto Kleemann se mantém firme. Não conheço nenhuma outra planta que consiga fazer isso!”
“Sem este potente britador de impacto, todo o processo não funcionaria”, conclui Fernando Hernandez. Esta planta é usada na ADEC Global desde 2018 e já conta com 10.000 horas de trabalho. Ele processa material de alimentação com um tamanho de até 200 mm e, nas condições ideais, produz 200 toneladas por hora. No final, um separador magnético separa o metal da escória. Soluções detalhadas, como o sistema de sobrecarga, que reage imediatamente em caso de encravamentos do material e protege o britador, têm um efeito positivo no funcionamento eficiente e sem problemas de todo o processo de britagem.