O futuro verde começou.

Produção de asfalto ecologicamente responsável com energia de biomassa

Quando se trata de uma operação de usinas de asfalto da forma mais ecologicamente responsável e sustentável possível, a tecnologia do queimador, em combinação com a escolha do combustível, oferece o maior potencial. A Benninghoven também desenvolve soluções inovadoras a esse respeito: os engenheiros introduziram no mercado uma tecnologia que permite a operação do queimador EVO JET, que seca e aquece mineral branco e material reciclado dentro das usinas da Benninghoven, com os chamados combustíveis Biomass to Liquid (BtL). Esses biocombustíveis podem ser obtidos a partir de resíduos vegetais (p. ex., palha), de madeira ou de plantas energéticas (p. ex., milho e colza). O uso de fontes de energia renováveis, como essas, torna a operação de usinas de asfalto orientada para o futuro e aumenta a independência em relação a fontes de energia convencionais, nomeadamente, fósseis.

“Com a opção sustentável de queimar BtL no queimador EVO JET, oferecemos a nossos clientes uma solução altamente flexível e orientada para o futuro.”

Steven Mac Nelly, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento
Benninghoven

Futuro sustentável

A época em que os empresários não têm que se preocupar com a origem de sua energia está chegando ao fim. Em muitos mercados, o fim do uso do carvão como combustível está cada vez mais próximo e os sistemas alimentados a petróleo em bruto também estão cada vez mais sujeitos a maiores restrições e regulamentações mais rigorosas.

Todas essas razões foram suficientes para que os engenheiros de desenvolvimento da Benninghoven adaptassem os queimadores mistos EVO JET para o uso de um combustível com um futuro mais promissor: Biomass to Liquid. Isso significa que, pela primeira vez, as entidades exploradoras de usinas de asfalto podem usar queimadores da Benninghoven, que têm uma excelente reputação no setor, com um fluido de aquecimento proveniente de fontes renováveis.

Com o “queimador BtL” EVO JET, as empresas não só aumentam sua independência no mercado de matérias-primas, como podem usar um combustível adicional, além de carvão, óleo e gás — além disso, também aumentam a sustentabilidade de sua usina de asfalto.

“Queremos avançar para o futuro. As inovadoras tecnologias do Wirtgen Group têm uma grande importância nesse processo. E com o combustível BtL, encontramos uma ótima solução para uma operação ainda mais limpa.”

Patrik Magnusson, Gestor de Produção
Asfaltbolaget Sverige AB

O protótipo já vem apresentando há muito tempo resultados confiáveis na queima de BtL proveniente de madeira

Na fase de desenvolvimento, a Benninghoven equipou a usina de asfalto de uma empresa sueca de construção de estradas, a Asfaltbolaget Sverige AB, com um queimador misto EVO JET compatível com BtL. Uma vez que o combustível BtL é relativamente viscoso, ele é previamente aquecido à temperatura de processamento e transportado em tubagens aquecidas e isoladas. A Asfaltbolaget aposta no BtL proveniente de madeira. Essa fonte de energia renovável é apoiada e promovida pelo Estado sueco.

Com essa inovadora fonte de energia, a Asfaltbolaget demonstra sua orientação para o futuro e a vontade de melhorar. “Queremos avançar para o futuro. As inovadoras tecnologias do Wirtgen Group têm uma grande importância nesse processo. Elas nos ajudam a trabalhar de forma eficiente e com alta qualidade. E com o combustível BtL, encontramos uma ótima solução para uma operação ainda mais limpa”, explica o Gestor de Produção Patrik Magnusson.

A Benninghoven presta apoio na configuração do queimador para BtL

No caso da Asfaltbolaget, o desafio da engenharia de processos reside na madeira como produto de base natural, que pode variar em sua composição química. Essas variações afetam o BtL como produto final. Isso resultaria em um esforço de operação acrescido, uma vez que o queimador teria que ser parametrizado repetidamente.

Por essa razão, para permitir a parametrização básica correta do queimador na fábrica da Benninghoven, o cliente envia seu fluido de aquecimento para a Alemanha em um recipiente em aço inoxidável. A Benninghoven testa o combustível e ajusta o queimador de forma ideal, para que os valores possam ser aplicados 1:1 em Furuby, no sul da Suécia.

As instalações de filtração e usinas de britagem móveis da Kleemann, operadas eletricamente pela Asfaltbolaget, produzem as matérias-primas minerais diretamente no local. Em seguida, são produzidas misturas de asfalto em uma usina de asfalto da Benninghoven, do tipo TBA 3000.

De madeira a biomassa liquefeita (BtL): o processo.

Princípio

O princípio da extração de combustível BtL a partir de madeira funciona da seguinte forma: o processo se refere a um combustível BtL (em inglês, “Biomass to Liquid”), ou seja, a liquefação de biomassa.

Transformação

Os processos de transformação termoquímica consistem na conversão da madeira rica em celulose no chamado óleo de pirólise, em um reator, através de alta temperatura e alta pressão.

Passos seguintes

Os passos seguintes do processo são a purificação, a síntese e o refino do óleo de pirólise em combustíveis BtL.

A tecnologia verde aumenta a eficiência econômica

Com o queimador EVO JET para BtL, a Benninghoven enfatiza ainda mais seu papel pioneiro no que diz respeito à tecnologia verde. Uma das inovações da Benninghoven é também a tecnologia de reciclagem para a maior taxa, a nível mundial, de adição de asfalto usado reciclado no processo de mistura, de 90 + X%. Seu nome: tambor de reciclagem com gerador de gás quente no processo de contracorrente.

Saiba mais sobre o gerador de gás quente, um dos fantásticos produtos resultantes da tecnologia de reciclagem de vanguarda da Benninghoven.