Reabilitação de um circuito de corridas

Vista área do circuito de Brno

Requisitos máximos do asfalto e da pavimentação.

Seis Vögele máquinas e um Benninghoven sistema de mistura em operação no circuito de corridas de motos em Brno.

Quando a cidade de Brno é mencionada, os fãs de esportes motorizados se entusiasmam: Corridas são realizadas aqui desde 1930. Após alguns anos de tranquilidade, a pista brilha agora em novo esplendor. Além da infraestrutura, o pavimento da pista também foi reabilitado. O asfalto especial, produzido num Benninghoven sistema e aplicado por três Vögele pavimentadoras e alimentadores, entusiasma os pilotos.

Os circuitos de corrida internacionais devem cumprir requisitos particularmente elevados em relação à planicidade, aderência, homogeneidade da textura e outros fatores: Máxima aderência e uniformidade consistente, além da segurança dos pilotos que chegam a uma velocidade de cerca de 300 km/h. A reabilitação do circuito de corridas de Brno incluiu toda a pista de Masaryk, com 5,4 km: Ao longo de uma largura média de 15 m — e de até 17 m na reta da meta — três pavimentadoras e alimentadores Vögele aplicaram uma camada de regularização de perfil de 2,5 cm e uma camada de cobertura de 4 cm.

Altos requisitos, mas muito pouco tempo

Além das especificações precisas para a mistura de asfalto e para a pavimentação, a equipe de pavimentação liderada por David Tejkal, diretor de obras da empresa sub-contratada Strabag a.s., ainda enfrentou outro desafio: “Tinhamos um prazo rigoroso: A pista deveria estar pronta dois meses antes do Grande Prêmio.“ Isso significa um tempo de preparação muito curto de apenas quatro semanas. Além disso, só seria possível trabalhar durante o dia. Por isso, todos os dias estiveram presentes no local 50 funcionários e 5 técnicos. “O calendário apertado exigiu uma coordenação precisa entre todos os envolvidos e uma tecnologia de máquinas absolutamente confiável e de alto desempenho”, afirma Tejkal.

“O calendário apertado exigiu uma coordenação precisa entre todos os envolvidos e uma tecnologia de máquinas absolutamente confiável e de alto desempenho.”

David Tejkal, diretor de obras da Strabag a.s.

Mistura de asfalto especial

Em primeiro lugar, foi preciso encontrar a mistura de materiais perfeita para o asfalto, a fim de projetar, da melhor forma possível, a superfície da pista, tornando-a mais aderente, mais rápida e mais segura. A empresa de consultoria Hart Consult elaborou um plano de reabilitação para a pista. "Entre outras coisas, nós elaboramos a composição da mistura, os processos de trabalho, a garantia de qualidade e, em coordenação com a Federação Internacional de Motociclismo (FIM), as especificações necessárias para todas as matérias-primas, assim como supervisionamos sua implementação no local", explica Mario Peiker, gerente e diretor técnico da empresa de consultoria Hart Consult International GmbH. Cada diferença em relação ao projeto teria potenciais consequências no desempenho e na segurança. O asfalto especial foi fabricado em um Benninghoven sistema de mistura de asfaltoBA 4000 da Brnenska Obalovna / Strabag.

Sistema de Pesagem Inteligente para qualidade constante do asfalto

O Sistema de Pesagem Inteligente da Benninghoven, uma tecnologia de dosagem inteligente e moderna, provou ser ideal para este projeto. É totalmente livre de sensores e é de aprendizagem intuitiva, com máxima eficiência e tolerância mínima, mesmo sob diferentes condições, como temperaturas flutuantes ou quantidades variáveis ​​do mineral branco. O sistema reage em tempo real ao fluxo de materiais e cria as condições para um controle preciso da receita, algo dificilmente alcançável com métodos convencionais. A tecnologia torna o Sistema de Pesagem Inteligente particularmente valioso sempre que estiverem envolvidas tolerâncias de receita extremamente baixas – como neste projeto, onde qualquer desvio das especificações teria um impacto no desempenho e na segurança.

No entanto, para utilizar o Sistema de Pesagem Inteligente, foi necessário primeiro integrar a versão mais recente do controle do sistema de mistura BLS 4 da Benninghoven no BA 4000 existente da Brenenska Obalnova. Esta conversão do sistema de controle também foi realizada em um tempo muito curto, graças à estreita cooperação entre a Benninghoven, Hart Consult e a Strabag. "Foi realmente impressionante ver as vantagens que o novo software de controle traz em termos de precisão de produção." “Como estamos restringindo as tolerâncias de produção em quase 50 % em comparação com os regulamentos nacionais, esses requisitos só podem ser atendidos com um sistema de mistura perfeitamente calibrado”, diz Peiker.

Mario Peiker, Gerente e Diretor Técnico da Hart Consult International GmbH, sorri para a câmara, atrás dele trabalhos de pavimentação de asfalto.

"Foi realmente impressionante ver as vantagens que o novo software de controle traz em termos de precisão de produção. Como estamos restringindo as tolerâncias de produção em quase 50 % em comparação com os regulamentos nacionais, esses requisitos só podem ser atendidos com um sistema de mistura perfeitamente calibrado”.

Mario Peiker, Gerente e Diretor Técnico da Hart Consult International GmbH

Sistema de mistura de asfalto debaixo de um céu com nuvens.

O sistema de mistura de asfalto BA 4000 de Benninghoven em Brenenska Obalovna forneceu o asfalto especial para a pista de corrida.

Uma representação gráfica mostra uma seção transversal do Sistema de Pesagem Inteligente.

O Sistema de Pesagem Inteligente (na imagem, a transição da pesagem da silagem quente para a pesagem de minerais) regula a dosagem precisa dos aditivos no processo de mistura para uma coordenação ideal e qualidade consistente.

Fluxo uniforme de materiais, pavimentação perfeita

O asfalto especial teve que ser instalado sem interrupção e sem perdas de temperatura para atender aos altos requisitos de qualidade. Isso é garantido pela logística planejada com precisão: Caminhões com isolamento térmico entregaram a mistura diretamente a três alimentadores Vögele do tipo MT 3000‑2i Standard. Esses equipamentos recolhiam a carga em um tempo muito curto e transportavam continuamente a mistura para a Vögele pavimentadora. O aquecimento da correia transportadora dos alimentadores, controlado por sensores, garantiu que o asfalto chegasse às pavimentadoras sem perda de calor.

A pavimentação em si foi realizada utilizando um processo quente sobre quente para obter uma superfície sem emendas. Caso contrário, as elevadas forças de cisalhamento na pista de corrida fariam com que as costuras ou juntas se abrissem após pouco tempo. Três pavimentadoras do tipo SUPER 1800‑3i trabalharam lado a lado, ligeiramente deslocadas uma das outras, ao longo de toda a largura da via, de 15 m a 17 m. A pavimentação a quente sobre quente permitiu uma ligação ideal e uma superfície impermeável, estável e durável.

A pavimentação da camada de regularização de perfil com 2,5 cm de espessura e da camada de cobertura de 4 cm de espessura foi realizada sem emendas em toda a largura da pista de 15 m a 17 m.

"O novo asfalto é ótimo, liso, sem irregularidades e tem uma aderência incrível." Permite dirigir em uma inclinação mais acentuada e acelerar muito mais cedo. É realmente possível sentir como a roda traseira impulsiona o veículo para a frente.”

Filip Salač, piloto de motociclismo, em entrevista para o iDNES.cz

O sistema de sensores garante a máxima planicidade.

Para garantir a conformidade exata com a especificação de planicidade na direção longitudinal, o sistema de nivelamento automático Niveltronic Plus foi usado em combinação com o patim Big MultiPlex. No sistema de suporte foram montados três multissensores ultrassônicos que escanearam o substrato da camada de nivelamento e da camada de cobertura em vários pontos simultaneamente. O sistema de nivelamento automático calculou um valor médio em toda a faixa de medição a partir dos valores medidos, compensando assim até mesmo irregularidades longas. A mesa extensível AB 500 TV, juntamente com as unidades de compactação de apiloamento e vibração, garantiram um alto nível de pré-compactação. Isso levou a uma alta qualidade da superfície. O resultado: uma camada de cobertura de asfalto homogênea e nivelada, com textura perfeita – ideal para uma pista de corrida.

Pavimentação, testes e liberação dentro do prazo

Apesar do prazo desafiante, o projeto foi concluído dentro do tempo previsto. Em apenas quatro semanas, um total de aproximadamente 14.000 t de mistura de asfalto foram instaladas no Autódromo de Brno. Todo o percurso foi inspecionado e aprovado pelas autoridades. Os fãs de esportes motorizados podem contar novamente com muitas corridas emocionantes em Brno.

Detalhes sobre a obra

  • Projeto: Reabilitação da pista na pista Masaryk
  • Local: Brno, República Tcheca
  • Largura total: média 15 m, até 17 m nas retas de partida/chegada
  • Comprimento da instalação: 5,4 km
  • Espessura de pavimentação: 4 cm camada de cobertura, 2,5 cm regularização de perfil
  • Quantidade de pavimentação: 14.000 t

Você pode encontrar mais detalhes e informações nas páginas dos nossos produtos.

Você pode encontrar mais detalhes e informações nas páginas de nossos produtos.

Você pode encontrar mais detalhes e informações nas páginas de nossos produtos.

Vögele Pavimentadoras aplicando asfalto em uma pista de corrida; pneus de carro em primeiro plano.

Mídia Imprensa

Faça o download do texto de imprensa como um arquivo do WORD e dos dados de imagem em 300 dpi nos idiomas disponíveis como arquivo ZIP.

Download