O sistema REVOC demonstra sua eficácia operacional

Vista de drone da usina da Benninghoven em Nentershausen com o novo sistema REVOC

Expectativas superadas

Na WWA Westerwald Asphalt, foi possível reduzir mais de 50% das emissões de CT graças ao novo sistema REVOC

Como parte de um projeto-piloto, o inovador sistema REVOC da Benninghoven foi instalado na usina de asfalto existente da WWA Westerwald Asphalt Gmbh & Co. KG, em Nentershausen. Após sua estreia oficial a nível mundial na bauma 2022, o "catalisador para usinas de asfalto" está agora se provando na prática e superando as expectativas dos clientes.

Material de mistura de alta qualidade para construção de estradas e caminhos

A usina Benninghoven do tipo TBA, ano de construção 2007, está localizada nas instalações de uma pedreira de basalto e produz anualmente de 80.000 a 100.000 t de material de mistura de alta qualidade para a construção de estradas e caminhos. A cooperação entre a Benninghoven e a WWA Westerwald Asphalt é positiva e tem como base a confiança. Em 2021, a empresa ficou feliz em aceitar a sugestão de desempenhar um papel pioneiro e adaptar o novo sistema REVOC.

Tolles Produkt
Peter Bach, Diretor-Executivo WWA Westerwald Asphalt

"Optamos pelo sistema REVOC porque ele nos permite cumprir de forma confiável as emissões de CT, mesmo com uma elevada taxa de adição de material reciclado."

Peter Bach, Diretor-Executivo WWA Westerwald Asphalt

Ecológico e rentável

Graças à tecnologia pioneira e patenteada, a Westerwald Asphalt pode agora aumentar a taxa de adição de material reciclado de 30–40% para 50%, reduzindo ao mesmo tempo as emissões de carbono total (CT) em mais de 50%. Na entrevista, o Diretor-Executivo Peter Bach relata as suas primeiras experiências com o novo sistema e o quão importante é a instalação para assegurar a continuidade das operações de sua usina.

Elevada taxa de reciclagem com baixos valores de emissão — sim, é possível!

A produção de asfalto sustentável é determinada por dois aspectos: por um lado, é necessário aumentar as taxas de adição de material reciclado, de modo a conservar recursos e reutilizar materiais recuperados de forma sensata. Quanto maior for a taxa de adição de material reciclado, menos betume fresco é necessário e menor é a pegada de CO₂. Por outro lado, é necessário cumprir os rigorosos valores-limite de CT de <50 mg/m³ da norma TA-Luft aplicável na Alemanha, de modo a agir de forma ecologicamente responsável.

Até agora, o asfalto recuperado já pode ser adicionado com segurança ao processo de produção, utilizando tecnologias de reciclagem a frio ou a quente. No entanto, isso é acompanhado de um aumento das emissões de carbono total (CT; do inglês COV para Volatile Organic Compounds — Compostos Orgânicos Voláteis). Por exemplo, durante o aquecimento do asfalto recuperado, parte das concentrações de CT se volatilizam a partir do betume contido no material reciclado. O CT tem um potencial de gás de efeito de estufa maior que o CO₂ e é perigoso para a saúde em concentrações mais elevadas.

No passado, era praticamente impossível resolver o conflito de objetivos no que diz respeito ao cumprimento de altas taxas de reciclagem de asfalto recuperado e, simultaneamente, agir de forma ecologicamente responsável. Graças ao potente sistema REVOC, os dois aspectos podem agora ser combinados: reduzir as emissões de CT em até 50% e obter maiores taxas de reciclagem de até 60%.

REVOC — ecológico e econômico

O sistema funciona como um catalisador. Os vapores produzidos no misturador da usina de asfalto são extraídos diretamente no ponto de origem e alimentados no sistema REVOC para pós-tratamento térmico. Aqui, é possível reduzir as emissões de CT em até 50%. Isso permite que as entidades exploradoras de usinas aumentem suas taxas de adição de material reciclado sem correr o risco de exceder os valores-limite. Ao mesmo tempo, o uso reduzido de matérias-primas primárias permite conservar recursos e economizar custos. Além desses aspectos econômicos e ecológicos, o uso do sistema REVOC significa um investimento na continuidade das operações da usina — também com relação a outros possíveis requisitos de emissões.

As medições confirmam os resultados

Um ano após as discussões iniciais, o sistema REVOC foi instalado na usina da WWA e adaptado à medida. Desde o início, foi disponibilizada uma assistência rigorosa, diretamente no local, por telefone ou por meio de manutenção remota. Isso envolveu principalmente medições regulares dos valores de emissão e o ajuste preciso associado da usina. O resultado excedeu significativamente a redução de emissões esperada de 50% e foi repetidamente confirmado por medições externas. "Mesmo que os limites máximos de emissões sejam reduzidos ainda mais, estamos absolutamente seguros", explica Peter Bach, Diretor-Executivo da WWA Westerwald Asphalt.

"Estamos extremamente satisfeitos."

Peter Bach, Diretor-Executivo WWA Westerwald Asphalt

Sistema REVOC
Boas perspectivas para as entidades exploradoras de usinas antigas

Aumento do desempenho da usina, elevadas taxas de adição de material reciclado e redução de emissões: As usinas existentes que são adaptadas com o sistema REVOC como solução Retrofit também são adequadas para os desafios do futuro.

Ir para o sistema REVOC