Tecnologias Wirtgen apoiam megaprojeto na Nigéria

Reabilitação da autoestrada A2 em trecho de 375 km com o método de reciclagem a frio

Em nome do Ministério Federal de Construção e Habitação da Nigéria, a Julius Berger Nigeria Plc (JBN) está reabilitando a autoestrada A2 em um comprimento de 375 km da capital Abuja até Kano, no norte da Nigéria, usando o método de reciclagem a frio. Diversas usinas e máquinas do Wirtgen Group estão em operação.

Nigéria | Autoestrada A2

A Abuja-Kaduna-Zaria-Kano-Road (AKR) faz parte da “Trans-African - Highways” (Rodovias Transafricanas), que integra um sistema de projetos de construção de estradas transcontinentais. O objetivo do projeto é promover a economia africana através de uma rede bem desenvolvida de estradas comerciais. A expansão conectará o norte economicamente mais fraco com as regiões economicamente mais fortes do país.

Tolles Produkt

Nova dimensão do projeto através da extensão do contrato até a expansão total

O projeto foi reorientado através de uma extensão do contrato: em vez da reabilitação parcial anterior, a expansão total da rota e da faixa de rodagem está sendo realizada agora, incluindo a construção de estruturas especiais, como passarelas para pedestres, iluminação pública, estradas com pedágio, assim como postos de abastecimento e de serviço ao longo da rota. A conclusão da expansão completa está prevista para o segundo trimestre de 2023, com os trabalhos nas estruturas especiais programados para o início de 2024.

Dados e fatos em resumo
Detalhes do projeto
Descrição do projeto
Reabilitação e expansão da A2 – Abuja-Kaduna-Zaria-Kano na Nigéria
Comprimento do trecho
375 km
 
Empresa responsável pela obra
Julius Berger Nigeria Plc (JBN)
Método de construção
Reciclagem a frio com espuma de asfalto

Frota de máquinas do Wirtgen Group

Duas frotas completas de reciclagem a frio e pavimentação com um total de 75 máquinas, incluindo

  • Fresadoras grandes, estabilizadores do solo, recicladoras a frio e pavimentadoras de concreto Wirtgen
  • Britadores de impacto Kleemann
  • Usinas móveis de reciclagem a frio Wirtgen
  • Pavimentadoras de asfalto e alimentadores Vögele
  • Rolos compactadores HAMM

Tecnologia ecologicamente amigável desde o início: Reabilitação no método de construção de reciclagem a frio com espuma de asfalto

A Nigéria atribui grande importância às tecnologias ecologicamente corretas quando se trata de desenvolvimento de infraestrutura. O método de construção de reciclagem a frio com espuma de asfalto é uma verdadeira inovação na construção de estradas no país e foi considerado pela Julius Berger como uma alternativa aos métodos convencionais de construção desde o início. Como um parceiro experiente e comprometido, o Wirtgen Group não só fornece o equipamento e maquinário necessários, mas também oferece à empresa nigeriana a história da empresa alemã com suporte tecnológico em caráter consultivo.

“A reciclagem a frio permite o uso otimizado e econômico do material existente. É por isso que somos a primeira empresa na Nigéria a fazer de nossa missão a exploração do potencial dessa tecnologia para nós e para nosso cliente.”

Benjamin Bott, Diretor de Projeto da Julius Berger Nigeria Plc

Os equipamentos do Wirtgen Group impressionam com a eficiência e durabilidade

No início do projeto, a Julius Berger já havia levado duas frotas completas de reciclagem a frio e pavimentação com um total de 45 máquinas do Wirtgen Group para o país: as fresadoras grandes Wirtgen para remoção do pavimento existente, estabilizadores do solo e recicladores a frio Wirtgen, bem como espargidores da Streumaster para a preparação da sub-base, britadores de impacto móveis Kleemann e usinas móveis de reciclagem a frio Wirtgen para o tratamento do asfalto fresado em mistura, pavimentadoras de asfalto e alimentadores Vögele para pavimentação de asfalto e rolos compactadores Hamm para a compactação.

Como as máquinas usadas são convincentes em termos de eficiência e durabilidade, outros 30 equipamentos serão acrescentados este ano, incluindo estabilizadoras rebocáveis e pavimentadoras de concreto da Wirtgen, assim como várias máquinas da Vögele e Hamm.

Máquinas, experiência em aplicações e serviço pós-venda – o poder concentrado da Wirtgen

Além do equipamento apropriado da máquina, a equipe da Julius Berger também pode contar com o alto nível de experiência em aplicações e suporte tecnológico fornecido pelo Wirtgen Group. O serviço pós-venda confiável na Nigéria também contribui significativamente para a disponibilidade das máquinas e garante as operações desse megaprojeto sem problemas.

Além dos especialistas em reciclagem a frio do Wirtgen Group, especialistas da empresa de engenharia Loudon Consultants na África do Sul também estão envolvidos no projeto.

“Queríamos oferecer um pacote global tecnologicamente comprovado e, portanto, aproveitar também o aconselhamento dos especialistas do Wirtgen Group. A isso se soma o bom serviço pós-venda aqui na Nigéria.”

Benjamin Bott, Diretor de Projeto da Julius Berger Nigeria Plc (JBN)



Processos coordenados

Estabilização

A estabilização da camada inferior é realizada com os estabilizadores do solo WR 250 e WR 240. Para isso, os veículos espargidores SW 20 MC e SW 18 SC espalham o cimento na quantidade pré-definida na fase preliminar. Dependendo da condição, o tratamento do solo é feito a uma profundidade de 175 mm ou 250 mm.

Tolles Produkt
Compactação

Em seguida, compactadores monocilíndricos do tipo 3520 P com pé-de-carneiro assumem a compactação. Compactadores monocilíndricos do tipo 3520 D com pé liso produzem então uma superfície uniforme e de alta qualidade após ter sido alcançado o nível exigido através de uma niveladora.

Tolles Produkt
Tratamento do asfalto

O asfalto removido por fresadoras grandes Wirtgen é transportado para uma das estações móveis de tratamento. Lá, um britador de impacto MOBIREX MR 110 Z EVO2 tritura o material de fresagem e reduz a granulometria de aproximadamente 150 mm até o tamanho final do grão de 0/40 mm.

Tolles Produkt
Reciclagem a frio

Bem próximo a ele, está uma usina móvel de reciclagem a frio KMA 220 pronta para misturar o material de fresagem com adição de 2% de espuma de asfalto e 1% de cimento para produzir uma nova mistura (BSM).

Tolles Produkt
Pavimentação e compactação

O material reciclado a frio é pavimentado como uma camada de base de 15 cm de espessura com vibroacabadoras do tipo SUPER 2100-3 com configuração HD. A compactação é feita por rolos compactadores tandem HD 70 e HD 90 e rolos compactadores de pneus GRW 15 e HP180.

Tolles Produkt

Baixos custos do ciclo de vida da AKR por meio da construção econômica

Mesmo após a expansão do projeto, o trabalho na A2 entre Abuja e Kano está sendo realizado com um excelente balanço climático graças à reciclagem a frio com espuma de asfalto.

  • Redução do transporte de material de construção em até 90% graças à reciclagem quase completa da camada superior
  • Economia de recursos de até 90%
  • Economia no descarte de material de até 100%
  • Consumo de combustível significativamente reduzido
  • Redução das emissões de CO₂

Particularmente significativas são as economias em ligantes de até 50% através do método de reciclagem a frio. Os agentes ligantes ainda são o maior fator de custo na reabilitação de estradas. Graças às propriedades especiais do BSM, a tecnologia de reciclagem a frio resulta em custos extremamente baixos durante toda a vida útil das estradas, como na estrada Abuja-Kaduna-Zaria-Road na Nigéria.