MOBIREX MR 130i EVO2 e MOBIBELT MBT 24 em ação na D+S Baustoffrecycling

Britador de impacto MOBIREX MR 130i EVO2 e correia transportadora móvel MOBIBELT MBT 24 da Kleemann

Profissionais na reciclagem de materiais

Maior capacidade e melhor qualidade do produto final com menos consumo de combustível – é assim que a D+S Recycling GmbH resume as suas experiências com seu novo britador de impacto MOBIREX MR 130i EVO2 após os primeiros três meses.

O processamento de materiais de construção é a principal atividade da D+S Baustoffrecycling com sede em Staufenberg, na Baixa Saxônia. Em um areal com 52.000 m² de extensão, uma equipe de 13 pessoas processa entulho e solos. A reciclagem de resíduos minerais da construção corresponde à maior parte do trabalho.

O aumento da demanda exige melhorar o equipamento

Para satisfazer a maior demanda por areia, pó de brita, brita e material de sub-base, no verão de 2021, os diretores-gerais,Simone e Dennis Schnittger, reforçaram seu parque de máquinas com um britador de impacto MOBIREX MR 130i EVO2 com correia transportadora móvel MOBIBELT MBT 24 instalada na sequência da Kleemann.

Os dois diretores-gerais estão satisfeitos com sua terceira planta consecutiva da Kleemann: "O britador não podia ser menor", é este seu resumo.

Tolles Produkt

Resumo dos elementos de destaque do britador de impacto Kleemann com correia transportadora móvel:

  • Peneiramento primário ativo através de peneira primária de deck duplo de rotação independente
  • Separação de leves sujeiras por separador de ar
  • Consumo de combustível baixo
  • Aumento da produção diária devido à correia transportadora móvel
  • Operação simples através do conceito de controle "SPECTIVE"
  • Muitas funcionalidades de segurança
  • Manutenção e assistência técnica confiáveis através da Wirtgen Deutschland

O peneiramento primário ativo do MOBIREX MR 130i EVO2 reduz o desgaste

Ao contrário de sua planta Kleemann antiga, um britador sem peneira, o novo britador de impacto está preparado para um peneiramento primário eficaz do material de alimentação com uma peneira primária de deck duplo. Este peneiramento primário ativo compensa em termos de qualidade do produto final, uma vez que, entre outras vantagens, as proporções finas de material são descarregadas da planta por meio da correia de descarga lateral. "Usamos a peneira primária ativa não só para descarregar o agregado fino como também para desviar o agregado médio especificamente pelo bypass do britador", explica Dennis Schnittger. O transporte para a calha de descarga permite reduzir o desgaste na câmara de britagem.

Entulho (esquerda) é transformado em brita mineral e pó de brita, aqui agregado de material de reciclagem com tamanho 0/45 (direita).

Unidade de peneiramento final com separador de ar

Em outra extremidade da planta MR 130i EVO2 há uma peneira vibratória de um deck com área de peneiramento extragrande. Esta peneira também agregados pequenos, com menos de 20 mm, de forma eficaz. Com a ajuda da correia de retorno de agregado excessivamente grande é ainda garantido um circuito de material fechado. A D+S integrou também um separador de ar na planta. Este separa leves sujeiras, como madeira ou plástico, do material mineral através de uma corrente de ar direcionada, sendo que a pressão do ar pode ser adaptada aos materiais processados. "Se trata um módulo importante para nós. Nos permite satisfazer as exigências de qualidade de nossos clientes", afirma o diretor-geral Schnittger.

"O separador de ar integrado é um módulo importante para nós. Este nos permite satisfazer as exigências de qualidade de nossos clientes."

Dennis Schnittger, diretor-geral da D+S Baustoffrecycling

Material de reciclagem sem ferro velho

A pureza do material de reciclagem é garantida pelo separador magnético que a Kleemann pode, opcionalmente, equipar com um eletroímã ou ímã permanente. Na D+S, é usado o eletroímã muito potente. A unidade completa está instalada paralela à correia de descarga do britador e pode ser levantada e baixada progressivamente com o controle remoto por rádio. Assim, por um lado, podem ser rapidamente removidos elementos anormais e, por outro lado, é possível adaptador o efeito magnético aos tamanhos de fragmentos esperados.

"O britador de impacto é ainda mais econômico do que esperávamos. Em uma época de constantes aumentos nos preços dos combustíveis, isto é um bom sinal para nossos clientes."

Christoph Obalski, especialista Kleemann na Wirtgen Deutschland

Britador de impacto com acionamento econômico

Muito pouco depois da colocação em funcionamento ficou claro que o consumo de combustível é extraordinariamente baixo. "A economia é já perceptível passados três meses", afirma Simone Schnittger. Os dados da ferramenta de gerenciamento de frota WITOS FleetView confirmam um consumo médio de 22 l/h. "Assim, o britador de impacto ainda é mais econômico do que esperávamos – mesmo quando convertido para a tonelada de produto final. Em uma época de constantes aumentos nos preços dos combustíveis, isto é um bom sinal para nossos clientes", constata Christoph Obalski, especialista Kleemann na Wirtgen Deutschland. Motivo para o baixo consumo é um acionamento direto diesel-elétrico muito eficiente. Este oferece potência máxima diretamente no britador, todos os acionamentos secundários – por exemplo, para a peneira primária de deck duplo, a calha vibratória, as correias transportadoras e a peneira final – são acionados de modo elétrico.

Conceito de planta inteligente: a largura do sistema aumenta no sentido do fluxo do material, para que nada restrinja o fluxo de material. Isto origina, entre outros, uma capacidade produtiva total maior perante um consumo de combustível menor, uma durabilidade mais longa devido a redução do desgaste e poucos acúmulos de material.

Também a correia transportadora móvel MOBIBELT MBT 24 aumenta a produção diária

Enquanto o consumo de combustível diminuiu, a produção diária na D+S Recycling GmbH aumentou. "Comparativamente ao antigo britador, a planta nos permitiu aumentar claramente nossas produções diárias. Também a correia transportadora móvel contribuiu para isto." O britador de impacto descarrega os minerais de 3,60 m de altura. A correia transportadora móvel com 24 m de comprimento MOBIBELT MBT 24, por seu lado, transporta o material britado com uma inclinação máxima de 23° para aprox. 10,50 m de altura. O resultado é um volume de rejeitos máximo de 1.300 m³.

É possível controlar a altura de descarga ou o volume de rejeitos, uma vez que o ângulo de posicionamento pode ser variado progressivamente. A grande vantagem para a D+S: o transporte direto de material do britador para o monte de rejeitos anula a necessidade de se mover o material de reciclagem com a carregadeira de rodas. "O colaborador pode assumir outras tarefas e não tem de estar sempre preocupado em controlar o britador ou o monte de rejeitos. Além disso, a carregadeira de rodas se desloca menos. E isto reduz os custos operacionais, aumenta a segurança operacional e a eficiência", sublinha Dennis Schnittger. "Daqui resulta uma segurança que permite um trabalho mais relaxado para todos."

Porta grande que esconde muitas vantagens

Dennis Schnittger considera a operação da planta através do conceito de controle "SPECTIVE" "muito simples", apesar do britador estar equipado com tecnologia de ponta." Ficou também muito satisfeito com o treinamento de seus trabalhadores como parte da instrução no ato de entrega: "Ocorreu aqui, diretamente no local, com o material que processamos diariamente." Em termos de acessibilidade para manutenção e assistência técnica, elogia a grande porta de manutenção e a boa acessibilidade dos componentes.

"A operação da planta é muito simples, apesar do britador estar equipado com tecnologia de ponta."

Dennis Schnittger, diretor-geral da D+S Baustoffrecycling

Britador de impacto com muitas funcionalidades de segurança

Porém, o britador de impacto também pontua no campo da segurança. Muito popular é, sobretudo, o sistema de segurança de transferência de chave "Look&Turn". Este permite trabalhar em determinadas áreas do britador apenas quando estas apresentam proteção mecânica. O casal de empresários também considera a iluminação premium muito bem conseguida: "Esta ajuda na operação, mas também na manutenção. O que achamos mais excepcional é a boa iluminação dos degraus e do compartimento do motor. Isto é importante para a segurança de nossa equipe."

A tremonha base de dimensões generosas da planta MR 130i EVO2 é garantia de uma alimentação simples e rápida.

Assistência técnica e manutenção confiáveis

Para manutenção e assistência técnica a D+S recorre à Wirtgen Deutschland, pois "o fornecimento de peças de reposição através de um fornecedor na Alemanha é muito importante para nós. E a verdade é que as peças encomendadas nos são entregues no dia seguinte." Ambos também valorizam muito a assistência dada pela equipe de vendas: "Lidamos com uma boa equipe e nos sentimos muito bem aconselhados. Em caso de dúvidas relacionadas com a planta e nossos outros produtos Kleemann, podemos há muitos anos confiar no Christoph Obalski. Continua sendo um acompanhante confiável, mesmo após a compra, é muito competente e dá uma assistência top de linha a seus clientes."

Mídia Imprensa

Faça o download do texto de imprensa como um arquivo do WORD e dos dados de imagem em 300 dpi nos idiomas disponíveis como arquivo ZIP.

Download