Decolagem dos sonhos com pouso de precisão.

As máquinas do Wirtgen Group reabilitam uma pista de pouso e decolagem na Malásia

Kuala Lumpur | Malásia

O Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur é um dos 30 maiores aeroportos do mundo. Para garantir operações de voo seguras, a operadora decidiu reabilitar completamente a pista 1, incluindo as vias de circulação associadas. A empresa contratada, Nippon Road, contou com uma frota eficaz de máquinas do Wirtgen Group. As fresadoras a frio Wirtgen e as pavimentadoras Vögele reabilitaram um total de 44.000 m³ de asfalto.

Alto desempenho em demanda

Máquinas robustas e de alto desempenho são indispensáveis para projetos aeroportuários desse porte. A empresa de construção de estradas Nippon Road Co., Ltd. tem realizado trabalhos exigentes assim há muitos anos. Ir Wan Zainuddin Wan Omar, diretor administrativo da Nippon Road e também gerente de projeto do KUL, conta: “Eu insisto na alta produtividade das máquinas, serviço confiável e100%de qualidade – e é exatamente isso que a Wirtgen nos oferece de forma consistente.”

As inovadoras fresadoras a frio da Wirtgen, pavimentadoras da Vögele e rolos da Hamm também foram escolhidos para esse projeto com base em boas experiências. A remoção em grande escala do asfalto da pista foi realizada por uma equipe de fresagem da Wirtgen especializada em alto desempenho, composta por máquinas comprovadas e tecnologia de ponta. Foram usadas várias fresadoras grandes com 2,0 m de largura de fresagem – duas W 195, uma W 205, duas W 1900 – assim como uma fresadora compacta W 1000com1,0 m de largura de fresagem. Com um desempenho total de cerca de 3.000 PS (2.200kW) as máquinas enfrentaram o desafio: a área de fresagem se estendeu por cerca de 4.000 m de comprimento e 60 m de largura.

O esquema de fresagem atende à necessidade real de reabilitação

As aeronaves estressam mais as pistas no centro e menos nas bordas. Com isso, a Nippon Road dividiu a pista em três áreas.

A área 1 compreendia o corredor do meio de 18 m de largura com 25 cm de profundidade de fresagem, que foi removido continuamente com duas passadas, sendo a primeira de 10 cm e a segunda de 15 cm de profundidade de fresagem

A área 2 compreendia as duas faixas externas da pista, cada uma com 21,0 m de largura. Aqui, uma camada asfáltica de 7,5 cm de espessura foi removida em uma passada.

Tolles Produkt

44.000 m³ de asfalto foram renovados pelas máquinas do Wirtgen Group.

Fresadoras a frio perfeitamente equipadas para o trabalho

Todos os tipos de máquinas envolvidas têm alto desempenho do motor e de fresagem. Dessa forma, as fresadoras a frio puderam ser usadas de forma variável. Equipadas com um tambor de fresagem padrão de 2 m, por exemplo, as fresadoras grandes W 195 e W 205 podem fresar até uma enorme profundidade de 33 cm.

A velocidade de rotação do tambor de fresagem nesses modelos pode ser ajustada diretamente na plataforma do operador para 104, 116 ou 129 rpm. Isso significa que o ajuste ideal pode sempre ser selecionado para diferentes profundidades e velocidades de fresagem. Isso reduz o consumo de combustível, assim como o desgaste dos bits ou, alternativamente, contribui para o máximo desempenho. Essa foi uma vantagem valiosa na Malásia devido às diferentes profundidades de fresagem. Além disso, as máquinas precisaram remover um material altamente resistente. Ele consistia em mástique asfáltico poroso (PMA). Foram exercidos altos níveis de força ao cortar essas camadas duras. A escolha de um bit precisamente adequado é, portanto, de importância decisiva para um bom desempenho de fresagem e uma longa vida útil. Nesse caso, a Nippon Road e a empresa de vendas e serviços do Wirtgen Group na Malásia concordaram em usar bits de haste redonda originais da Wirtgen com uma ponta de carboneto com elevada capacidade de corte.

“Com nossos vários anos de experiência, sabemos que as fresadoras a frio Wirtgen são máquinas extremamente produtivas e versáteis. Especialmente, nossas novas W 195 e W 205 impressionam graças à enorme potência do motor com altas velocidades de avanço e o desempenho de fresagem”, conta Ir Wan Zainuddin. “Além disso, a W 195 é adequada para todas as aplicações típicas de fresagem na classe de dois metros e é especialmente econômica devido ao seu baixo consumo de diesel e dos bits.

O operador pode usar o já econômico motor da fresadora grande W 195 com três velocidades diferentes de rotação do tambor de fresagem para tornar o consumo de combustível ainda mais eficiente.

“As fresadoras a frio Wirtgen são máquinas extremamente produtivas e versáteis. Especialmente, nossas novas W 195 e W 205 impressionam graças à enorme potência do motor com altas velocidades de avanço e o desempenho de fresagem.”

Ir Wan Zainuddin Wan Omar, Diretor Administrativo da Nippon Road Co., Ltd.

Sempre a melhor superfície fresada com o LEVEL PRO PLUS

O principal objetivo, além da remoção potente de todo o pavimento antigo, era manter com precisão a profundidade de fresagem. Para isso, a W 195 e a W 205 são equipadas com o sistema de nivelamento intuitivo LEVEL PRO PLUS como padrão – o nivelamento é uma das tecnologias centrais. O sistema de nivelamento LEVEL PRO PLUS de alta tecnologia, desenvolvido internamente pela Wirtgen, é totalmente integrado ao sistema de comando da máquina e compara continuamente a profundidade de fresagem no momento com o valor nominal predefinido.


Conclusão bem-sucedida dos trabalhos de fresagem

O carregamento frontal do material fresado de todas as fresadoras a frio envolvidas garantiu uma logística ideal durante toda a operação de fresagem: o enchimento contínuo dos caminhões em espera manteve o fluxo do processo de fresagem por meio de trocas ininterruptas. O material de fresagem de asfalto foi posteriormente reciclado de forma ecológica em um projeto de construção de estradas nas proximidades.

Após todos os trabalhos de fresagem previstos terem sido concluídos com sucesso, incluindo a limpeza da superfície, Ir Wan Zainuddin constatou: “Mais uma vez, as fresadoras a frio Wirtgen provaram ser extremamente confiáveis em operação.”

As máquinas confiáveis da Wirtgen, Vögele e Hamm desempenharam um papel decisivo na reabilitação completa da pista de pouso e decolagem.

As pavimentadoras sobre rodas da Vögele renovam a estrutura asfáltica

A pavimentação da pista de 4.000 m por 60 m começou em paralelo com os trabalhos de fresagem. As pavimentadoras Vögele seguiram o esquema de fresagem. Isso significa que uma camada de asfalto de 25 cm de espessura teve que ser pavimentada no meio da pista, isto é, na área 1. Mais além, na área 2, as pavimentadoras só substituíram a camada de superfície de 7,5 cm.

Foram usadas duas pavimentadoras SUPER 1803-3 com mesa extensível AB 600 TV. Como as vias nos canteiros de obras dos aeroportos são longas, as pavimentadoras sobre rodas têm uma vantagem importante: transporte rápido em seus próprios eixos. Com seu conceito de acionamento 6x4 ou 6x6, elas alcançam uma velocidade de 20 km/h. Ao mesmo tempo, os poderosos acionamentos hidráulicos individuais garantem uma alta tração durante a pavimentação.

Com o freio de direção Pivot Steer, até mesmo a maior pavimentadora sobre rodas da Vögele, a SUPER 1803-3, destaca-se por sua altíssima capacidade de manobra. Isso também foi apreciado pelos operadores de pavimentadoras da Nippon Road, especialmente durante as operações de transferência.

Transporte próprio e rápido, alta capacidade de manobra: a SUPER 1803-3, em operação em Kuala Lumpur.

Sofisticado esquema de pavimentação

As pavimentadoras Vögele substituíram exatamente o que as fresadoras haviam removido:

Primeiro, elas colocaram uma camada de 10 cm de espessura de macadame betuminoso denso de camada de base (DBM, Dense Bituminous Macadam) na área 1 de 18 m de largura. Isso foi feito em quatro vias de 4,5 m cada.

Em seguida, foi uma camada de 7,5 cm do asfalto especial PMA 28 (PMA significa Polymer Modified Asphalt/Asfalto modificado com polímero), também na área 1.

Por fim, as duas SUPER 1803-3, pavimentaram em toda a largura de 60 m, em oito faixas de 7,5 m cada, a camada de revestimento de 7,5 cm de PMA 20.

Tolles Produkt

O Big-MultiPlex-Ski garante uma alta uniformidade

Para a segunda camada de PMA 28, a equipe de pavimentação da Nippon Road combinou o sistema de nivelamento automático Niveltronic Plus com o sistema comprovado de sensores Big-MultiPlex-Ski da Vögele. Ele é usado sempre que for necessária uma uniformidade absoluta no sentido longitudinal. Por padrão, três multissensores ultrassônicos, e até cinco, se necessário, podem ser ligados ao suporte variável de 5 m a 13 m de comprimento. Isso permite que o Big-MultiPlex-Ski faça uma varredura de referência em vários pontos ao mesmo tempo. A partir dos valores medidos, o sistema de nivelamento automático calcula um valor médio ao longo de toda a faixa de medição, nivelando assim até mesmo irregularidades alongadas.


Tecnologia de mesa líder da Vögele

A mesa extensível AB 600 TV com tamper e vibração da Vögele também contribuiu de forma decisiva para a qualidade. Em combinação com a SUPER 1803-3, ela viabiliza larguras de pavimentação de até 8,00 m e garante altos valores de pré-compactação por meio do tamper. Isso simplifica e acelera a compactação, além de estabelecer as bases para uma longa vida útil da pista de pouso e decolagem.

Além disso, o aquecimento elétrico da mesa da Vögele garante uma textura de superfície uniforme. O sistema de aquecimento de última geração traz rapidamente todos os componentes da mesa em contato com o material até a temperatura de operação, impedindo assim a formação de incrustações de forma eficaz.

Alta uniformidade no sentido longitudinal: o Big-MultiPlex-Ski da Vögele garante resultados de primeira classe de forma confiável.

Pavimentadoras SUPER de fácil operação

Ao pavimentar em Kuala Lumpur, a equipe gostou particularmente da operação simples e intuitiva das pavimentadoras. As SUPER 1803-3, são equipadas com o conceito operacional ErgoPlus 3, que é particularmente prático e disposto de forma clara. Um exemplo disso é o console de operação da pavimentadora: nele, todas as funções são organizadas em grupos lógicos. Todas as configurações podem ser exibidas no display colorido antirreflexo, que oferece uma imagem brilhante mesmo em condições de iluminação ruins. Além disso, a plataforma do operador, os consoles de operação e os consoles da mesa são projetados para que sejam particularmente ergonômicos e confortáveis, o que é uma vantagem, em especial em grandes canteiros de obras como em Kuala Lumpur.

Com as máquinas do Wirtgen Group, a Nippon Road foi capaz de realizar um trabalho de primeira classe e entregar a pista 1 aos operadores do Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur. Pronto para decolar!

“Porta de entrada do Sudeste Asiático”: Kuala Lumpur International Airport

Com uma capacidade de 75 milhões de passageiros por ano, o Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur (código de aeroporto KUL de acordo com o IATA) é o maior do país. Localizado a cerca de50 kmda capital do país, o KUL serve como a “porta de entrada do Sudeste Asiático” para inúmeros viajantes.

O aeroporto tem três pistas, cada uma com cerca de4.000 m.Há algum tempo, os operadores anunciaram que realizariam a reabilitação das pistas como parte do “KUL Runway Sustainability Master Plan” (Plano Diretor de Sustentabilidade das Pistas do KUL).