Alvoroço em meio às hortaliças
Marco Weigand reproduz fielmente as máquinas do Wirtgen Group.

A WR 250i fresa em escala 1:14,5 junto aos morangos.

Marco Weigand é apaixonado por máquinas de construção e um talentoso modelista. Ele também recria fielmente máquinas do Wirtgen Group em escala 1:14,5. Nesse processo, ele dá grande importância à funcionalidade das máquinas. Um verdadeiro destaque para nós foi sua escolha de um WR 250i S-Pack para a distribuição de ligantes sem poeira.

Sr. Weigand, quanto tempo você passou construindo o modelo da WR 250i e que materiais foram usados?

Eu gastei cerca de 4 meses criando esse modelo. É feito principalmente de aço, alumínio, latão e plástico. Muitas das peças eu criei na impressora 3D, para que fossem o mais fiel possível ao original – por exemplo, a cabine. A estrutura principal é completamente soldada. Em seguida, as peças são lixadas, limpas, preparadas e pintadas com tinta industrial nas cores originais de fábrica.

Também é possível dirigir a máquina com controle remoto?

A máquina é totalmente funcional. Consigo dirigir para frente e em marcha ré com um controle remoto. Consigo controlar os eixos separadamente e, assim, reproduzir todos os modos de direção que tornam a original tão manobrável.

Você disse totalmente funcional. Isso significa que também é possível trabalhar com a máquina?

Sim, dou muita importância ao fato de que as máquinas também possam cumprir as funções principais das originais. A WR pode se elevar e abaixar completamente através das colunas de elevação. O cilindro de corte e mistura é acionado pela transmissão de força por meio de uma correia dentada e pode, é claro, ser levantado ou rebaixado individualmente. Desse modo, a máquina pode então fresar corretamente o solo. Somente a adição sem poeira do agente ligante através do S-Pack, infelizmente não pôde ser implementada no modelo.

Isso é muito impressionante. Há algo mais que pode ser controlado remotamente?

As abas na câmara de mistura, dianteiras e traseiras, podem ser abertas individualmente. A cabine pode ser deslocada lateralmente para garantir a visão do operador sobre a borda zero, e equipei a máquina completamente com luzes LED e faróis giratórios.

Qual é o tamanho do modelo agora e o que você está fazendo com ele?

Ele tem aproximadamente 800 mm de comprimento e 210 mm de largura. Com um peso de cerca 20 kg, vem muita coisa junto. Na verdade, uso todos os modelos para o trabalho. Uso a WR para soltar o solo do meu jardim. Na horta, por exemplo (risos).

Tolles Produkt

Qual será seu próximo projeto? Qual máquina do Wirtgen Group ainda falta em sua frota?

Como só construo modelos que realmente uso, uma vibroacabadora da Vögele está fora de questão. Mas um compactador monocilíndrico da Hamm para terraplenagem seria algo com que eu ainda poderia me entusiasmar.

Isso também seria um bom complemente para a WR.

Vejo exatamente dessa forma.

Marco Weigand reproduz fielmente as máquinas do Wirtgen Group.

Marco Weigand em frente à WR original na Bauma 2022

A entrevista foi conduzida durante uma visita à Bauma 2022 no estande do Wirtgen Group.

Mais sobre Marco Weigand no Instagram – @die_modellbauer