Máquinas Vögele criam uma pista de laje

Desempenho superior para o Túnel Albvorland

Projeto de grande escala em um dos maiores túneis ferroviários da Alemanha: em combinação com a alimentadora de material MT 3000-2i Offset, a vibroacabadora SUPER 2100-3i construiu uma pista de laje no trecho Stuttgart-Ulm. Os requisitos desta estrutura de 6 camadas eram exigentes.


Alemanha | Conexão ferroviária de alta velocidade Stuttgart-Ulm

Cinco camadas de base impermeáveis, requisitos rigorosos de uniformidade e desafios logísticos: pavimentar uma pista de laje em dois túneis com 8 km de comprimento do projeto Stuttgart-Ulm da Deutsche Bahn foi difícil. A equipe de pavimentação superou o desafio com a SUPER 2100-3i, incluindo a mesa de alta compactação AB 600 TP2 e o sistema de controle 3D. Uma alimentadora de material MT 3000-2i Offset apoiou a logística do canteiro de obras.

Transferência de material
Qualidade
 Tolerância
Construindo as camadas
Logística

Pavimentação exigente no túnel ferroviário de 8,2 km de comprimento

Projetos de construção de estradas em túneis ferroviários são particularmente exigentes. Por um lado, a situação limitada do local de trabalho exige uma logística perfeitamente integrada. Por outro lado, os requisitos para o leito da via são enormes: as seções de alta velocidade devem ser absolutamente uniformes e suportar cargas extremas. Isso ocorre porque os trens da Deutsche Bahn não estão apenas operando em velocidades cada vez mais altas, mas também estão se tornando mais longos e operando com mais frequência.

É por isso que uma pista de laje foi pavimentada no Túnel Albvorland, que tem 8.176 m de comprimento e é um trecho do projeto ferroviário Stuttgart-Ulm da Deutsche Bahn projetado para uma velocidade de 250 km/h. As pistas de laje geralmente consistem em uma camada anticongelamento, uma base impermeável e uma camada de concreto ou asfalto; elas podem suportar cargas muito maiores, têm uma vida útil mais longa e são virtualmente livres de manutenção em comparação com os leitos de lastro.

Camadas construídas com espessura total de 137 cm: a SUPER 2100-3i pavimentou a pista de lajes em seis passadas compostas por uma base impermeável e uma camada de concreto compactado a rolo.

O concreto compactado a rolo segue em cinco camadas de base impermeáveis

Os requisitos estruturais para a pista de laje do túnel de Albvorland foram ainda mais rigorosos do que o normal: o prestador de serviços de construção Implenia Construction GmbH München nomeou a empreiteira Kurt Gansloser GmbH para pavimentar cinco camadas de base impermeáveis com 25 cm de espessura e uma camada de concreto compactado a rolo com 12 cm de espessura nos dois furos do túnel de pista única e em outro trecho com cerca de 3 km de comprimento. A largura de pavimentação foi de 6,5 m. O objetivo era elevar a base do túnel ao nível desejado e criar uma base de assentamento particularmente baixa para vagões-leito e trilhos. Ao mesmo tempo, isso também ajuda a Deutsche Bahn a garantir que as operações ferroviárias não causem danos aos cabos por baixo.

As seis camadas formam uma espessura total de 137 cm

SUPER 2100-3i: ideal para uso em túneis

“Em projetos como este, cada engrenagem precisa se encaixar na próxima. Um planejamento preciso, uma equipe competente e máquinas potentes são essenciais ”, afirma Christopher Gansloser, diretor administrativo da Kurt Gansloser GmbH. “Claro, o assunto das emissões desempenha um papel importante nos canteiros de obras de túneis, em particular.” É por isso que os especialistas em engenharia civil confiam na grande vibroacabadora SUPER 2100-3i da Vögele. Esta máquina Highway Class tem uma capacidade de pavimentação de até 1.100 t/h e, com seu moderno conceito de acionamento, é perfeita para projetos envolvendo túneis. O motor está equipado com um sistema de pós-tratamento de emissões de escapamento em vários estágios, incluindo um filtro de partículas diesel, e, portanto, atende às rígidas diretrizes do estágio V do padrão europeu de emissões de escapamento. O gerenciamento inteligente do motor e o pacote chamado de EcoPlus reduzem ainda o consumo de combustível e emissões em até mais 25%.

A SUPER 2100-3i também pontuou como resultado de sua operação simples e controles claros. Apesar das condições apertadas e da iluminação insuficiente do túnel, os motoristas e operadores tinham uma boa visão de todas as áreas relevantes da máquina e do canteiro de obras. Por um lado, isto deve-se à retroiluminação sem reflexos dos consoles ErgoPlus 3; enquanto, por outro lado, luzes LED no toldo rígido da máquina, balões de luz adicionais e holofotes LED nos consoles do operador da mesa garantiram uma iluminação abrangente de toda a área de operação.

“Em projetos como este, cada engrenagem precisa se encaixar na próxima. Um planejamento preciso, uma equipe competente e máquinas potentes são essenciais”.

Christopher Gansloser, Diretor Executivo da Kurt Gansloser GmbH

Tecnologia de alta compactação aumenta a qualidade da pavimentação

Para garantir um resultado de pavimentação de alta qualidade, a Kurt Gansloser GmbH confiou na mesa extensível AB 600. A mesa pode ser estendida hidraulicamente até 6 m e teve extensões parafusadas adicionadas para atingir a largura de 6,5 m exigida pelos furos do túnel. Para atingir a pré-compactação máxima em todas as cinco camadas, a equipe usou a variante TP2 da AB 600 com tamper e duas barras de pressão. As barras de pressão Vögele controladas por pulso-hidráulica são únicas no mercado e permitem que valores de pré-compactação de até 98% sejam atingidos. Isso permitiu que a equipe de pavimentação obtivesse alta qualidade e eficiência de pavimentação em todas as camadas e economizasse tempo nas passagens subsequentes com os rolos tandem HD 10 VT e HD 13i VV da HAMM.

Requisitos rigorosos para uniformidade

O padrão de qualidade exigido para o leito da via também exigia que o controle de nivelamento e inclinação da mesa fosse milimetricamente preciso. A faixa de tolerância para a posição absoluta da camada de concreto compactado a rolo com 12 cm de espessura foi de apenas ± 10 mm. Para manter essa precisão de forma exata, o empreiteiro confiou no controle Navitronic Basic 3D (que não usa um fio tensionado) para pavimentar as camadas de base impermeáveis. O sistema Vögele tem uma interface aberta à qual sistemas de posicionamento de diversos fabricantes podem ser conectados.

Kurt Gansloser GmbH usou o sistema de controle Trimble. Um controle por tacômetro mediu as posições e ângulos da mesa e calculou os desvios. A interface os repassou para o Sistema Vögele Niveltronic Plus para Controle Automatizado de Nivelamento e Inclinação, que fez as correções necessárias. Para equilibrar as ondulações finais, a equipe usou o sistema de sensor Big MultiPlex Ski da Vögele para a camada de concreto compactado a rolo. “Isso nos permitiu manter a tolerância facilmente e estamos muito satisfeitos com o resultado”, disse Gansloser.

“A alimentadora de material aumentou enormemente a eficiência e a qualidade e nos economizou muito tempo.”

Christopher Gansloser, Diretor Executivo da Kurt Gansloser GmbH

Logística complexa, alimentadora eficiente

A entrega da mistura foi um desafio especial. Aproximadamente doze caminhões por dia, cada um carregando cerca de 20 t de mistura, tinham que dar ré no furo do túnel para transferir a mistura. Paralelamente, estava sendo executado um complexo trabalho de engenharia no túnel, tornando a logística ainda mais complicada. “Em alguns casos, eram situações difíceis de planejar, então tivemos que nos acostumar com tudo primeiro”, disse Gansloser. “Depois de pouco tempo, porém, fomos capazes de pavimentar praticamente sem interrupção”. Isso se deveu, por um lado, às curtas distâncias até a usina de mistura no local e, por outro, à alimentadora de material Vögele MT 3000-2i Offset. A PowerFeeder tem uma capacidade de transporte de até 1.200 t/h e garantiu uma transferência contínua e suave da mistura para a vibroacabadora. “A alimentadora de material aumentou enormemente a eficiência e a qualidade e nos economizou muito tempo”, diz Gansloser. “O canteiro de obras acabou sendo a interação ideal entre cliente, planejador, equipe de pavimentação e máquinas”.

Destaques da vibroacabadora de Categoria Universal SUPER 2100-3i da Vögele

  • Largura de pavimentação máxima de 13 m
  • Capacidade de pavimentação de até 100 t/h
  • Largura de transporte de apenas 2,55 m
  • Conceito de acionamento potente e econômico com 186kW
  • Alimentação ideal com massa graças à moega de material, aos roletes de avanço sobre molas “PaveDock” e ao sistema de comunicação PaveDock Assistant”
  • Quatro mesas Vögele disponíveis: as mesas extensíveis AB 500 e AB 600 para larguras de pavimentação de até 8,5 m/9,5 m, a mesa de largura fixa SB 300 para larguras de pavimentação de até 13 m e a mesa SB 300 HD de largura fixa com o kit para serviço pesado
  • Com os benefícios da geração de vibroacabadoras “Dash 3”, incluindo o conceito operacional ErgoPlus 3 e o Sistema Niveltronic Plus para Controle Automatizado de Nivelamento e Inclinação