De 0 a 63.000 t de asfalto em seis semanas
Usina de asfalto ECO 3000 em Bukovel, Ucrânia

Benninghoven ECO 3000 na região de Bukovel, Ucrânia

Bukovel é uma estação de esqui em ascensão nos Cárpatos Orientais, localizada no oeste da Ucrânia. Nas proximidades, a empresa de construção PBS investiu em uma usina de mistura da Benninghoven: no futuro, a ECO 3000 produzirá tanto asfalto compactado quanto mástique asfáltico, oferecendo, assim, a máxima flexibilidade para a construção e o reparo das estradas de montanha na região, que têm muitas pontes.

A maior estação de esqui da Europa Oriental está localizada nos Cárpatos Ucranianos. Em pouco tempo, Bukovel ganhou fama como destino alpino moderno e se tornou uma grande atração turística. A cidade vizinha, Ivano-Frankivsk, acolhe a sede da PBS.

Bukovel | Ucrânia

Com sua frota de máquinas, que também inclui várias fresadoras, pavimentadoras e compactadores do Wirtgen Group, a PBS tem grande sucesso em sua região de origem, assim como na região vizinha de Transcarpátia.

Para a construção e reparo das estradas da região, que se caracterizam por inúmeras estradas de montanha com muitas curvas e pontes, a empresa de construção investiu em uma usina de asfalto da Benninghoven do tipo ECO 3000.

Tolles Produkt

Um início de sucesso:

Para ver a ECO 3000 em ação na PBS, na Ucrânia, assista o vídeo abaixo.

Vídeo da ECO 3000 da Benninghoven em ação em Bukovel, Ucrânia

Precisa-se: usina de asfalto de alta confiabilidade e desempenho de topo

“Para alimentar nossas colunas de asfalto, a usina tem que produzir asfalto praticamente 24 horas por dia”, disse Oleksiy Pasternak, Diretor executivo da PBS. “Por essa razão, reunimos várias informações sobre a tecnologia atualmente usada nas usinas e, especialmente, sobre sua confiabilidade. No final, a ECO 3000 foi a escolha óbvia. Ela nos convenceu em todos os critérios”. O início também foi promissor: “Nas primeiras seis semanas, a nova usina da Benninghoven nos permitiu produzir 63.000 t de asfalto. Quando se considera que 100.000 t é a produção anual total de outras usinas, o valor que conseguimos atingir é absolutamente fantástico”, relata Shnaideruk Olexandr Vasylovych, Encarregado na PBS.

Mykhailo Pereginets, Gerente de projetos na PBS (à esquerda) com Kanan Samadov, Regional Sales Manager na Benninghoven)

“Nossa usina tem que produzir asfalto praticamente 24 horas por dia. A ECO 3000 nos convenceu com sua confiabilidade.”

Mykhailo Pereginets, Gerente de projetos na PBS (à esquerda) com Kanan Samadov, Regional Sales Manager na Benninghoven

A série ECO mostra suas vantagens

Uma vantagem importante da série ECO, que desempenhou um papel importante para a PBS, é a fantástica capacidade de adaptação das usinas: elas não apresentam qualquer perda de qualidade caso sejam necessárias mudanças rápidas de local, o que é uma vantagem decisiva para grandes canteiros de obras temporários. Através de fundações em aço transportáveis e uma cablagem de acordo com o princípio “Plug & Work”, a Benninghoven atingiu seu objetivo: a maior flexibilidade e mobilidade possíveis para sua usina. Esse princípio permite uma montagem e desmontagem fáceis de todo o sistema eletrônico.

Em todo o caso, o tipo de usina ECO oferece às entidades exploradoras a máxima flexibilidade e facilidade de transporte. A maioria dos componentes desse tipo de usina é concebida em dimensões de contêiner otimizadas para o transporte, o que simplifica as mudanças de local. A estrutura modular permite ainda a integração de um grande número de componentes de alta tecnologia, que, mesmo posteriormente, podem ser adaptados de forma rápida e simples às necessidades concretas das entidades exploradoras. A Benninghoven assegura esse fator através de interfaces pré-configuradas, que podem ser ativadas em qualquer momento. Isso permite às entidades exploradoras aumentar, em igual medida, a eficiência econômica e a segurança do investimento da usina.

Nova ECO 3000 na região de Ivano-Frankivsk, perto da estação de esqui de Bukovel, na Ucrânia: além da alta qualidade da consultoria, os fatores decisivos para escolher a Benninghoven foram a confiabilidade, a flexibilidade e a vertente vanguardista da série de usinas ECO.

Preparada para as exigências do futuro

As interfaces pré-configuradas para a posterior integração de um sistema de reciclagem a frio, entre outras coisas, também prestam um importante contributo para assegurar o sucesso futuro. Atualmente, ainda existem muitos projetos de novas construções na Ucrânia e, em comparação, existem poucos projetos de reparo envolvendo asfalto reciclado. Caso a adição de asfalto antigo, como material fresado, ao processo de produção se torne importante no futuro, a ECO 3000 já está preparada para o desafio. Isso significa que a PBS pode retroatualizar um sistema de reciclagem sem qualquer problema.

Planejamento proativo

A ECO 3000 da PBS está equipada com um sistema de peneiras com filtragem de 6 vezes, embora na Ucrânia seja mais comum usar uma tela de peneira a menos. Isso permite à PBS cumprir os regulamentos para a produção de material de mistura, que já se encontram atualmente em vigor na UE.

Tolles Produkt

Mástique asfáltico para a região montanhosa e a estação de esqui

Na região da PBS, onde também se encontra a maior estação de esqui da Europa Oriental, Bukovel, a demanda dos clientes está se orientando para o mástique asfáltico, além do asfalto compactado. O mástique asfáltico é usado principalmente para o pavimento de asfalto aplicado nas várias pontes das estradas de montanha. É nesse quesito que a ECO 3000 traz ainda mais vantagens: as usinas de Benninghoven estão sempre prontas de fábrica para a produção de mástique asfáltico. Isso porque sua produção requer temperaturas mais altas do que as que são necessárias para o asfalto compactado: enquanto para materiais de mistura convencionais, o mineral branco é aquecido a 180 °C, o mástique asfáltico exige entre 250 °C e 350 °C.

“A temperatura mais alta do mástique asfáltico tem uma elevada carga térmica sobre a tecnologia da usina. A Benninghoven tem várias soluções para compensar esse fator. Por exemplo, uma proteção contra desgaste de até 450 °C.”

Kanan Samadov, Regional Sales Manager na Benninghoven

O equipamento resistente ao calor é um elemento padrão nas usinas da Benninghoven

Para suportar as temperaturas de produção mais altas do mástique asfáltico, o equipamento resistente ao calor já está incluído no escopo de fornecimento padrão da Benninghoven. Trata-se de vários componentes — desde as telas de peneira do sistema de peneiras até a possibilidade de carga direta. “A temperatura mais alta do mástique asfáltico tem uma elevada carga térmica sobre a tecnologia da usina. A Benninghoven tem várias soluções para compensar esse fator. Por exemplo, uma proteção contra desgaste resistente a temperaturas de até 450 °C. O material, um aço particularmente resistente, suporta exposições prolongadas a cargas elevadas”, diz Kanan Samadov, Regional Sales Manager na Benninghoven.

Características da ECO 3000 em Bukovel, Ucrânia

  • Capacidade de mistura de 240 t/h
  • 6 pré-dosadores de 16 m³ cada
  • Tambor de secagem TT 9,23 (9 m x 2,3 m)
  • Queimador: queimador combinado EVO JET para óleo e gás natural
  • Instalação de despoeiramento da Benninghoven com uma potência de 65.000 Nm²/h
  • Sistema de peneiras de 6 vezes
  • Silo de armazenamento quente de 55 t
  • Seção de pesagem e mistura da Benninghoven com misturador de 3 t
  • Adição de granulado
  • Silo de carregamento de material de mistura com capacidade para 60 t (duas câmaras de 26 t cada, mais carga direta)
  • Quatro silos Filler (um silo Filler próprio com 60 m², três silos Filler de terceiros com 80 m² cada)
  • Seis depósitos de betume aquecidos com óleo térmico com 53 m³ cada, dispostos horizontalmente
  • Estrutura com fundações em aço (torre de mistura e silos Filler), para uma deslocação rápida e flexível da usina

Usina de asfalto ECO 3000 em Bukovel, Ucrânia