Aeroporto de Leipzig/Halle
Remoção de concreto com fresadoras a frio no Aeroporto de Leipzig/Halle

Remoção de concreto com fresadoras a frio Wirtgen no Aeroporto de Leipzig/Halle

No total, 15 fresadoras a frio são usadas em um dos maiores projetos de fresagem conhecidos do mundo todo

Alemanha | Leipzig – Mesmo para os especialistas da empresa alemão Kutter GmbH & Co. KG, um projeto de tais dimensões não é nada normal. Como parte da reabilitação do Aeroporto de Leipzig/Halle, a pista norte de pouso e decolagem e as vias de circulação associadas tiveram que ser completamente removidas primeiro dentro de 30 dias. Em seguida, a reconstrução poderia ser iniciada. 350.000 toneladas de pavimento de concreto altamente duro continuamente reforçado com telas de aço (CRCP, Continuously Reinforced Concrete Pavement) foram removidas usando o método de corte – uma batalha de materiais.

Fresagem de concreto – já hoje um processo amplamente usado

A fresagem de concreto é uma tecnologia mundialmente estabelecida. Graças aos desenvolvimentos técnicos, os pavimentos de concreto de quase qualquer dureza e qualidade agora podem ser removidos de forma econômica usando o método de fresagem a frio. Inúmeros projetos de fresagem de concreto concluídos com sucesso demonstraram isso. Ferramentas desenvolvidas ao longo de muitos anos e fresadoras a frio especialmente modificadas garantem resultados de fresagem potentes e eficientes em aplicações de concreto duro. Também é possível fazer a reposição no estado inicial de pavimentos de concreto reforçado com barras de ancoragem, barras de ligação transversal e telas de aço. A remoção seletiva também permite a separação de diferentes camadas de concreto e, assim, a redução de material poluído. Por fim, o processo oferece outras vantagens em termos de proteção ambiental: por regra, o concreto fresado pode ser reciclado sem tratamento adicional. A operação sem vibrações é silenciosa e gera pouca poeira, estando em conformidade com todas as especificações de autoridades do setor da construção, econômicas e outras exigências relevantes.

Reabilitação extensiva das vias de circulação danificadas

A remoção completa da pista norte de pouso e decolagem do Aeroporto de Leipzig/Halle no início de 2021 foi um dos maiores projetos de fresagem conhecidos no mundo todo. O motivo para a reabilitação da pista de pouso de 3.600 m de comprimento e das vias de circulação associadas foi o chamado “câncer de concreto”. Uma reação alcalina-sílica, assim como também ocorre em autoestradas mais antigas, que destrói sucessivamente o concreto de dentro para fora de forma irreparável. A reação ocorre quando misturas de rochas que liberam muita sílica ao adicionar água são usadas para produzir o concreto. A sílica reage com o cimento contido no concreto e produz uma massa em forma de gel. A reação aumenta o volume da massa, exercendo assim pressão sobre o concreto. Finalmente, o concreto é rompido pontualmente de dentro para fora.

Remoção de revestimento em concreto, danificado de forma irreparável devido ao “câncer de concreto”, com uma Wirtgen W 250 Fi.

Remoção econômica de superfícies de concreto com fresadoras a frio Wirtgen

Um projeto dessa magnitude requer máquinas potentes e uma montagem ideal das ferramentas de corte para o tambor fresador. A classe Wirtgen W 250 Fi oferece reservas de potência suficientes a todo momento com 1.000 HP. Para poder usar a potência de forma ideal no processo de corte, as fresadoras grandes foram equipadas com pesos adicionais. O peso operacional maior resulta em maior tração nos chassis e, com isso, um excelente desempenho de corte no tambor fresador. Para o projeto de construção no Aeroporto de Leipzig, as fresadoras grandes também foram equipadas com tambores fresadores ECO e bits especiais. Tambores fresadores ECO são equipados com até 50% menos bits de fresagem em espaçamentos maiores (LA) do que um tambor fresador padrão. O número menor de ferramentas de corte reduz a resistência ao corte, o que torna possível a fresagem de superfícies de concreto duras.

O maior desempenho do operador e da máquina

Em 30 dias, a poderosa frota de fresagem removeu 350.000 t de concreto. Isso significa que, em média, cada máquina precisou fresar cerca de 1.100 t de concreto por dia. Para isso, revestimento em concreto foi inicialmente removido em camadas o mais rápido possível. Máquinas com nivelamento 3D altamente preciso foram usadas para fresar a posição final, de modo a produzir uma base ideal para a reconstrução. No entanto, além de uma frota adequada de máquinas e a logística associada, é necessária uma equipe bem coordenada e eficiente. Na operação de dois turnos, um total de aproximadamente 60 colaboradores da Kutter estiveram no local para levar a “batalha de materiais” a um resultado bem-sucedido.

”Para concluir tal projeto desafiador dentro do rigoroso cronograma, usamos continuamente dez (em alguns casos 14) fresadoras grandes da classe W 250 Fi em dois turnos. Além disso, cinco máquinas de reposição idênticas estavam sempre disponíveis no local como reserva.”

Bernhard Fischer, Gerente de Projeto e Chefe da Filial da Kutter

Operação total mesmo na chuva e escuridão.

Planejamento prospectivo do projeto como chave para o sucesso

Para garantir um processo harmonioso, o planejamento do projeto foi iniciado muito antes da execução. Já em agosto de 2020, ou seja, oito meses antes do começo da obra, os especialistas da Wirtgen e da Kutter iniciaram testes práticos de aplicação. Para alcançar um desempenho de fresagem ideal e uma longa vida útil para a ferramentas de corte, os especialistas chegaram a um acordo sobre os bits adequados. Isso também permitiu previsões precisas de consumo dos bits e outras peças de desgaste para o projeto, bem como as quantidades suficientes a serem adquiridas e estocadas diretamente no local. Os períodos de imobilização devido a trocas de ferramentas e manutenção puderam ser minimizados, maximizando assim a produtividade.

”O serviço de assistência ao cliente comprovado da Wirtgen nos impressionou. Recebemos, desde o início, uma consultoria abrangente e a solução perfeita foi gerada junto conosco.”

Bernhard Fischer, Gerente de Projeto e Chefe da Filial da Kutter

Balanço de CO₂ favorável

O concreto granulado é um valioso material de construção reciclado e pode ser 100% reaproveitado. No projeto do Aeroporto de Leipzig, as 350.000 t de concreto removidas foram temporariamente armazenadas nas imediações do canteiro de obras e totalmente reutilizadas em seções subsequentes do projeto para a camada inferior da nova pista de pouso. As curtas rotas de transporte de caminhões combinadas com a baixa demanda por materiais novos possibilitaram um baixo consumo específico de diesel e, portanto, um balanço extremamente favorável de CO₂.

Além disso, as próprias fresadoras a frio Wirtgen oferecem uma ampla variedade de tecnologias de máquina ambientalmente corretas. Faixas de velocidade otimizadas para o consumo na operação de fresagem, controladas pelo Wirtgen Mill Assist, e velocidades do ventilador reguladas pela temperatura do motor, por exemplo, preservam o meio ambiente e economizam os recursos. A ativação e desativação automáticas do sistema de aspersão de água, assim como a dosagem de água dependente da potência de fresagem, reduzem consideravelmente o consumo hídrico.

O material de fresagem armazenado temporariamente foi 100% reutilizado para a camada inferior da nova via de circulação.

Conclusão bem-sucedida e pontual do projeto

O grande projeto da pista de pouso e decolagem do Aeroporto de Leipzig/Halle pôde ser concluído dentro do cronograma e com um resultado excelente. A base para isso foi estabelecida com a conclusão em tempo hábil do acabamento da remoção do concreto e um ótimo resultado de fresagem.

O gerente de projeto Bernhard Fischer se mostrou satisfeito com o sucesso da implementação do projeto: “A enorme dureza do concreto resulta em velocidades de fresagem um pouco menores em comparação com a fresagem de asfalto. Além do mais, o desgaste das ferramentas de fresagem é significativamente maior. Contudo, através de nossa experiência em projetos desse tipo, fomos capazes de otimizar constantemente o processo. E graças ao alto nivelamento, a superfície fresada fica imediatamente pronta para a reconstrução. Os custos adicionais resultantes do aumento do desgaste do material são mais do que compensados pela precisão e rápido progresso da construção. A remoção por fresagem a frio foi o método ideal para este projeto.”

Mais informações sobre as fresadoras a frio Wirtgen podem ser encontradas nos sites de nossos produtos.

Saber mais

Dados e fatos sobre o empreendimento de construção do Aeroporto de Leipzig/Halle

Empresa responsável pela obra
Empresa construtora
Kutter GmbH & Co. KG
Máquinas usadas
Total de
15 máquinas
Parâmetros de obra
Área de fresagem
300.000 m²
Volume de fresagem
130.000 m³
Massa total do material de fresagem
350.000 t – aprox. 12.500 cargas de caminhão
Duração da obra
30 dias (remoção do concreto)
Tempo de construção
De abril a setembro de 2021
(reabilitação
completa)

Os serviços da Wirtgen em resumo:

Suporte técnico

  • Serviço de assistência de oficina
  • Serviço de assistência de campo

Know-how

  • Treinamento
  • Consultoria de aplicação
  • Sistema de informação WIDOS

Peças de reposição

Acordos de serviço

  • SmartService
  • Solução de telemática WITOS® FleetView

Saber mais

Mídia Imprensa

Faça o download do texto de imprensa como um arquivo do WORD e dos dados de imagem em 300 dpi nos idiomas disponíveis como arquivo ZIP.

Download