Cada nova estrada inicia com a estabilização de solos e rochas.

A natureza nem sempre fornece as condições ideais de solo - seja para engenharia civil ou projetos de engenharia estrutural.

Muitas vezes o solo existente exige um tratamento preliminar para melhorar sua capacidade de carga. Em determinados locais, formações massivas de rochas precisam ser niveladas. Quais métodos são usados para construir a fundação?

Compactação de solo

Como o solo muitas vezes é solto e possui coesão insuficiente, a terraplenagem é necessária antes da colocação da camada base, camada de ligante e a camada de superfície. A compactação é o processo mais importante na terraplenagem. O objetivo da compactação é reduzir o volume de solo preenchido por ar e água. Isso garante ao solo as propriedades desejadas, tornando-o mais resistente ao desgaste imposto pelo solo e pelo clima.

A compactação dinâmica com rolos vibratórios e oscilatórios se mostrou especialmente eficiente no trabalho de terraplenagem, pois realizam a compactação do solo através da combinação de vibrações e peso operacional do cilindro do rolo.

Solos coesivos são melhor compactados quando do uso de compactadores com rolo de patas e com altas amplitudes, enquanto solos não coesivos podem ser compactados de forma mais eficiente com rolo liso e a baixas amplitudes. O solo está então pronto para ser pavimentado, desde que não contenha muita umidade. Neste caso, precisará ser estabilizado.

Estabilização de solos

Solos úmidos e extremamente coesivos não são adequados para imediata compactação com rolos. Nestes casos, o solo existente precisa ser antes estabilizado para melhorar sua capacidade de carga e para que se torne uma base adequada para a estrutura de pavimentação a ser construída.

A estabilização garante que a água fique vinculada ao solo de forma durável. Isso é possível através da mistura de ligante de cal ou cimento no solo. Especialmente na estabilização de solo com cimento, onde a base se torna mais resistente a cargas de trânsito, entrada de água e estabilização de longo prazo. Solos que precisam de estabilização geralmente são alagadiços, e só é possível fazer esta operação utilizando-se equipamentos potentes com tração nas quatro rodas. Por esse motivo, estabilizadoras de solos possuem pneus grandes cravejados e com um sistema de tração de deslocamento potente. Seus rotores misturam o ligante previamente espargido no solo a profundidades de até 56 cm em uma única passada. Isso reduz o conteúdo de água e torna o solo quebradiço para, numa próxima etapa, uma compactação perfeita com compactadores vibratórios.

Operações de roteamento

Ao deslocarem-se em estradas de terreno pedregulhoso, fresadoras a frio, ou mineradoras de superfície, são usadas para preparar os solos para construção de estradas e rodovias - ou para cortar a via, como os profissionais costumam dizer.

Jateamento é um processo comum ao abrir estradas em bases de calcário, ardósia, granito ou outra rocha. Isso causa vibração, ruído e poeira. Se o jateamento não for possível devido a proximidade a centros urbanos, prédios ou desvios de ferrovias, as vias podem ser executadas por caminhos alternativos executando cortes em rochas. Este método ecológico extrai a rocha sem vibrações.

Enquanto os bits de carboneto no tambor de corte continuam operando, a pedra triturada é carregada para os caminhões por uma correia de descarga móvel. Devido a granomeletria uniforme, ele pode ser reutilizado como filler sem processamento adicional. A estrada pode agora ser pavimentada sem dificuldade na superfície devidamente perfilada.

WIRTGEN BRASIL é membro do WIRTGEN GROUP, um grupo de empresas que opera internacionalmente no setor de construção que incorpora as marcas de produtos tradicionais: WIRTGEN, VÖGELE, HAMM, KLEEMANN e CIBER. Como líder tecnológico, podemos oferecer aos nossos clientes soluções de máquinas móveis para construção de estradas e reabilitação de estradas, plantas para mineração e processamento de minerais ou material de reciclagem e para a produção de asfalto.
Nossas taxas: Em 2016, o WIRTGEN GROUP gerou vendas consolidadas de 2,59 bilhões de euros. Atualmente, o WIRTGEN GROUP emprega sete mil (8.000) pessoas.