Cada estrada nos leva a um destino diferente

A construção de uma nova estrada – seja de asfalto ou de concreto – exige a produção de uma estrutura de pavimento ligada, iniciando com uma camada de base estável até uma camada de superfície precisamente nivelada.

Quais são os critérios mais importantes a serem considerados? Quais métodos devem ser aplicados? Quais máquinas devem ser usadas?

Construção de camadas base

A camada de base serve como fundação para a pavimentação. Dependendo das tensões esperadas, a estrada deve ser composta de camadas de diferentes espessuras afim de aguentar às mais diversas condições climáticas e permanecer estável por muitos anos. A camada inferior envolve essencialmente uma mistura não ligada de pedra graúda e brita, assim como areia triturada, afim de atingir a capacidade de carga desejada e absorver cargas de trânsito de forma que o subleito não seja deformado.

Em muitos casos, uma camada de base ligada é colocada sobre uma camada de base não ligada. Asfalto, cimento ou cal são os mais usados como ligante. Misturas contendo asfalto são chamadas de camada de base de asfalto com pavimentação quente ou a frio, dependendo do tipo de mistura. A camada de base é considerada ligada hidraulicamente quando cimento ou cal são usados como ligante.

Pavimentação de asfalto

A pavimentação de asfalto exige uma logística complexa. É necessário tomar muito cuidado para garantir que haja mistura o suficiente disponível e que o material não esfrie. A vibroacabadora e o rolo formam uma equipe insubstituível neste processo.

O primeiro passo de pavimentação é do caminhão que abastece o asfalto na moega da vibroacabadora. Dois transportadores independentes transportam o material pela máquina para a traseira, onde ele é uniformemente distribuído entre a vibroacabadora e peneirado por dois transportadores helicoidais de rotação controlada individualmente. Ao pavimentar uma mistura padrão, a temperatura deve sempre permanecer acima de 110 °C afim de garantir que haja tempo suficiente para a compactação.

Em vibroacabadoras modernas, os sistemas de compactação da mesa podem ser acionados separadamente. As mesas de alta compactação atingem resultados superiores. Como resultado, os rolos operando atrás da vibroacabadora necessitarão de menos passadas para atingir o grau final de compactação especificado.

Compactação de asfalto

A compactação do pavimento de asfalto deve produzir uma superfície uniforme com a maior resistência possível a derrapagem, e garantir que as camadas individuais de asfalto estejam interligadas de forma firme e durável para produzir alta estabilidade e resistência a desgastes, assim como um nivelamento duradouro. Os rolos compactadores reduzem o número de vazios. Isso torna o asfalto mais resistente ao estresse e estende sua durabilidade.

Basicamente, a compactação se torna mais eficiente com o aumento da temperatura da mistura pavimentada. A taxa de temperatura mais vantajosa depende da composição da mistura, da largura do pavimento e do tipo de ligante usado.

O operador do rolo inicia a compactação nos pontos de junção e segue até a borda da estrada. A compactação dinâmica é usada principalmente para o principal processo de compactação. Os cilindros vibram horizontalmente (oscilação) ou verticalmente (vibração), aumentando significativamente o efeito de compactação. "Alisamento" final.

Pavimentação de concreto inset

"O concreto é um material altamente durável e adequado para estradas que tenham cargas com tensões consideráveis. A pavimentação de concreto é um método padrão que é principalmente usado para pavimentar grandes estradas e rodovias usando a tecnologia inset.

O caminhão descarrega o concreto na frente da vibroacabadora, que então espalha o concreto sobre toda a largura do pavimento com seu helicoidal ou com um espargidor., formando o perfil do concreto para a estrada com o molde de concreto. Vibradores de alta frequência dentro da pavimentadora de concreto vibram a altas frequências, expelindo ar do concreto e, assim, fazendo a compactação.

Ao mesmo tempo, a vibroacabadora pode também inserir amarrações de ligação ou barras de ferro no concreto fresco. Estas barras irão reforçar o concreto. Em seguida, fendas no pavimento de concreto são feitas sobre os reforços. Estas fendas garantem que as rachaduras, que são invariavelmente produzidas como resultado da tensão e de flutuações de temperatura, são desviadas no pavimento de concreto de forma controlada.

A estrada é nivelada com vigas de acabamento e super alisadoras. A utilização de saco de aniagem arrastado geralmente garante uma textura de superfície antiderrapante. Uma unidade de cura é normalmente usada para aplicar dispersão ao concreto fresco para que o concreto cure de maneira uniforme.

Pavimentação de concreto offset

Bordas, barreiras de proteção central de rodovias e canais para escoamento de água – o concreto pode ser moldado de diversas formas. Tais perfis de concreto podem ser produzidos de forma simples e econômica com o uso da tecnologia de pavimentação de concreto offset.

Para pavimentação de concreto offset, o material é normalmente transferido para a moega de abastecimento a partir de um caminhão de mistura de concreto. Este material é transferido para o concreto offset, montado ao lado da pavimentadora, por correia transportadora articulável ou um transportador parafuso articulável. O concreto produz o perfil monolítico conforme a pavimentadora offset se move. A gama de formas e tamanhos possíveis é imensa, desde formatos comuns, como o perfil New Jersey, até soluções customizadas.

Aplicações offset para bordas de estradas e barreiras contra acidentes com uma altura máxima de 2 m para caminhos estreitos são alguns exemplos. A pavimentação offset é rápida e eficiente quando comparada à colocação manual de elementos pré-fabricados.

WIRTGEN BRASIL é membro do WIRTGEN GROUP, um grupo de empresas que opera internacionalmente no setor de construção que incorpora as marcas de produtos tradicionais: WIRTGEN, VÖGELE, HAMM, KLEEMANN e CIBER. Como líder tecnológico, podemos oferecer aos nossos clientes soluções de máquinas móveis para construção de estradas e reabilitação de estradas, plantas para mineração e processamento de minerais ou material de reciclagem e para a produção de asfalto.
Nossas taxas: Em 2016, o WIRTGEN GROUP gerou vendas consolidadas de 2,59 bilhões de euros. Atualmente, o WIRTGEN GROUP emprega sete mil (8.000) pessoas.